Caros Ouvintes




Sou apaixonada por rádio, sempre fui uma ouvinte assídua e empolgada de rádio e a história do rádio no Brasil  me encanta. A época de ouro do rádio é  fascinante, com suas histórias, suas produções, um momento muito rico da nossa história.  Quando soube do roteiro da peça 'Caros Ouvintes', fiquei muito curiosa. Ontem fui ao Grande Auditório MASP com mamãe e Wally para assistir ao espetáculo. 




A peça se passa no final dos anos 60, quando as grandes rádios já estavam em decadência. A televisão já existia, as rádionovelas começavam a perder espaço para as telenovelas e os profissionais do rádio viviam assombrados  com a possibilidade de perder seus empregos.  Toda a ação se passa no estúdio de uma rádio em São Paulo, no dia em que o último capítulo da radionovela 'Espelhos da Paixão' vai ao ar.   Muita tensão no ar, não só pelo final da radionovela, grande sucesso de audiência, mas por causa da situação política, os estudantes se revoltando contra o regime militar, vários radialistas sendo denunciados  e presos.  No meio disto tudo,  Vicente (Petrônio Gontijo, excelente no papel) tenta manter foco em sua radionovela e se empenha para que o último capítulo vá ao ar de qualquer maneira.






O cenário da peça é impecável, um estúdio de rádio perfeito! Fiquei encantada.  Aqui nesta foto faltam os microfones. O cenário é composto pelo estúdio central, onde ficam os atores da novela, o estúdio de sonoplastia  e o estúdio com a mesa, onde o diretor da rádio controla a transmissão da novela.  Cuidaram de cada detalhe, até o som é como se estivéssemos em um estúdio de verdade. O som abafado quando estão no estúdio de sonoplastia e o microfone está baixo, ou mesmo o corte total de som de alguns dos estúdios, puxando a atenção do espectador para uma cena específica, enquanto a ação continua em 'mute' na outra parte do estúdio. 




Este é o estúdio de sonoplastia.  O ator Alex Gruli dá um verdadeiro show no papel do sonoplasta Eurico Boavista. Uma interpretação empolgada e autêntica. Eu não conseguia tirar os olhos deste estúdio quando ele estava lá.  Chorei de rir com ele  p. da vida com a improvisação de um dos atores durante a transmissão da radionovela.





A peça passa bem a tensão que é a rádio ao vivo.  De ter que entrar no ar de qualquer maneira, não importando os problemas que estejam acontecendo no estúdio. Mostra bem como elenco da radionovela tem que ter jogo de cintura para driblar os imprevistos durante a transmissão. 






A produção do espetáculo foi bem caprichada, conseguiu mesmo transportar a gente para a época em que se passa a história. Um detalhe que me encantou foi a revista 'Caros Ouvintes'. Ao invés de ser um programa tradicional de espetáculo tetral, é uma revista como se fosse dá época. Com propagandas no estilo da era do rádio, entrevista com as estrelas do rádio e até fotonovela! Uma lembrança preciosa do espetáculo. Eu ainda lerei a revista com calma, estou curiosa para ler os textos sobre a história do rádio. 





O espetáculo fica em cartaz até 14 de dezembro.  Quem estiver em São Paulo tem que ir, é encantador.  O elenco está primoroso, todos merecem o meu aplauso : Petrônio Gontijo, Rodrigo Lopez,  Alex Grulli,  Agnes Zuliani, Alexandre Savieiro, Amanda Costa, Eduardo  Smerijan e Natállia Rodrigues. Eles dão um show no palco, nos divertem, nos emocionam. 

Esta foto é a única que eu tirei, depois do encerramento do espetáculo.  Queria ter tirado mais, mas não podia. Levei até um bronquinha da produção por esta foto. Mas valeu a pena. 

A minha mãe adorou também. A peça trouxe para elas muitas lembranças,  voltamos para casa escutando as suas histórias sobre a época que ela escutava as novelas de rádio! 

Foi uma noite muito especial. Eu me emocionei muito com este espetáculo. Fiquei encantada. 


Comentários

  1. eu tb não conseguia tirar os olhos dos efeitos que iam dar os sons. fascinante. tb amei o aquele estúdio. adorei o post. tb amei o espetáculo. e vc ter depois relatos da época ao vivo tornou mais especial ainda. beijos, pedrita

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode