Beleza no meio do caos

05/09/08 às 13H29Min


Sou encantada pela Ponte Estaiada, inaugurada no primeiro semestre deste ano na zona sul da cidade. Eu acompanhei toda a sua construção e me espantava com as suas dimensões gigantescas. Mas nunca pensei que a ponte ficaria tão linda. Durante a noite a ponte recebe uma iluminação especial, colorida. As cores vão mudando. Claro que prefiro quando ela fica toda roxa. Fica deslumbrante.

Atualmente a ponte é presença garantida na campanha eleitoral, uns candidatos a elogiam ( "Foi bom para o trânsito.") outros a criticam ("Isso é obra para rico!"). Como toda obra que chama atenção na cidade, a ponte é motivo para disputa entre os candidatos ao cargo de prefeito, tem uns dois ao menos disputando a autoria da obra. Mas a cidade acolheu a ponte muito bem, ela já fica congestionada como todas as outras vias da cidade, está perfeitamente integrada ao parado trânsito paulistano. Aliás, aqui em São Paulo já não temos mais a hora do rush, pois agora enfrentamos congestionamento a qualquer hora do dia. É impressionante como tudo pára. A cidade está prestes a parar de vez mesmo. Uma hora vai ficar todo mundo parado mesmo e sem chance de sair do congestionamento. Não, não estou sendo dramática, quem vive aqui sabe muito bem como a situação é crítica. Minha querida cidade sofre com a falta de um sistema decente de transporte público. Como o transporte público não consegue atender às necessidades da população, quem tem condições, opta por utilizar o carro. E claro que todo o candidato tem a solução perfeita para o problema do trânsito, desde nosso já conhecido aerotrem (ele é presença garantida em qualquer eleição!), passando pelo pedágio urbano e a freeway. Infelizmente ninguém assume que é um problema que não vai se resolver de imediato com alguma promessa mirabolante de campanha política. A cidade é gigantesca e precisa oferecer aos cidadãos o direito de ir e vir com segurança e rapidez. Ficar preso no trânsito é algo angustiante. Pior ainda se a pessoa está presa no trânsito em um ônibus lotado. É uma situação humilhante. E o metrô, sempre elogiado, está já em colapso, com trens superlotados. Ou seja, qualquer que seja o meio de transporte escolhido, a pessoa vai enfrentrar problemas. E a eleição infelizmente não representa uma esperança , o que vejo são os mesmos candidatos, o mesmo blá blá blá. A impressão que eu tenho que todos estão ali querendo apenas um novo emprego e um ótimo salário, sem realmente estar preocupados em resolver os problemas da cidade. É preocupante.



Comentários

  1. risos como to saturada de discussão politica so um comment q lindo o bobo saiu na foto rs.. olha a pontinha dele!!!!

    ResponderExcluir
  2. Em qualquer cidade os políticos "funcionam" do mesmo jeito, mas sem dúvida São Paulo deveria merecer uma atenção mais do que especial, porque se essa cidade parar, muita coisa mais entra em colapso junto. Eu acho essa cidade fantástica por tudo o que ela oferece, mas tenho pânico de pensar que um dia posso ter que me mudar praí por causa de um emprego ou algo assim. Só de pensar nesse trânsito já fico deprimida... os "congestionamentos" de Sorocaba já me tiram do sério, imagina isso todo dia por aí? Pra mim não dá, rs. :-)
    E eu acho que político nenhum vai resolver isso, infelizmente. Só quando a coisa sair realmente do controle e a população começar a fazer algo por conta própria é que as coisas vão mudar, assim como tudo nesse país...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Sugar, da próxima vez eu coloco o Bob Esponja na foto! :) Aliás, a foto ficou melhor do que eu esperava! O meu celular está me surpreendendo como câmera de fotos!

    Rê, é muito bom viver aqui. Eu adoro São Paulo, mas o trânsito tira mesmo a gente do sério. Tem que ser muito zen para não estressar com isso. Mas não tenha medo de vir morar aqui não! :) Se um dia vc vier vai adorar! :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. jura?? eu não curti não. vou milionária, não aguenta caminhões, levou séculos pra ficar pronta. seria bem melhor que fizessem umas três pela cidade, normais mesmo, que permitisse caminhões, acho que ajudaria bem mais. o blá blá blá dos políticos é insuportável. eles rifam a saúde como se fosse jogo do bingo. qual cartela vc vai querer. um cartão assim, um cartão assado. assustador. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  5. Pedrita, eu sou encantada pela ponte! Mesmo. Claro que a ponte não resolveu os problemas da cidade, mas encurtou alguns caminhos. E a campanha política causa enjôo mesmo. É muita falsidade.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda não passei por cima da ponte nova! Se melhorou o trânsito não sei, mas que a bichinha é bonita, ah isso não se discute né! Beijos

    ResponderExcluir
  7. Fui à São Paulo ano passado com o pessoal da faculdade. Lembro que qdo passamos próximo à ponte, que estava sendo construída, todo mundo começou a tirar um monte de fotos por causa da grandeza dos guindastes que estavam sendo utilizados. Aliás, tiramos fotos de vários prédios que pra nós, mesmo sendo moradores de capital, nos pareceu assustadores, de tão grandes, como o prédio da Vivo por exemplo. E qto ao trânsito, em escala menor, Belo Horizonte tb vem sofrendo e se continuar do jeito que está, corre o risco de ficar que nem São Paulo... Bjos!

    ResponderExcluir
  8. Lilica, quando ela foi inaugurada eu fiquei ansiosa para andar por pela. Demorou um tempinho e quando eu passei por ela fiquei toda contente. :)

    Nathy, tem hora que até eu me assusto com a grandiosidade de SP, e olha que vivo aqui desde que nasci. Pelo jeito toda grande cidade do Brasil está correndo o risco de entrar em colapso. Algo precisa ser feito.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Ainda não conheço a ponte. Fiquei curiosa.Adorooooooooooo São Paulo.
    É a cidade do meu coração, apesar de ter nascido no interior do estado. Sinto-me paulistana! Estou com saudades, apesar da loucura do trânsito etc.

    Bjs,
    Mari

    ResponderExcluir
  10. Oi Marion.

    A ponte até que é bonita. Passo sempre por ela.

    Mas ... o trânsito não melhorou nada.

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  11. Mari, quando vc estiver por aqui a gente vai passear perto da ponte! :)

    Elvi, o trânsito já invadiu a ponte. Um dia eu a vi completamente congestionada! Só milagre para arrumar o trânsito aqui!

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. a ponte tá linda mesmo...
    ali do lado do condomínio de apartamentos mais caros de sp, aquele que tem um shopping de luxo na parte de baixo...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode