Passaporte novo


Quando retirei meu novo passaporte na semana passada fiquei com a sensação que o novo processo de emissão de passaporte é enrolado e eficiente. Parece contraditório, mas é o que senti durante a minha empreitada para renovar o documento. Todo o processo foi informatizado, e agora o primeiro passo para tirar ou renovar o documento é o preenchimento de um formulário no site da Polícia Federal. Gostei do formulário on line, muito mais rápido de preencher do que o formulário antigo, que eu demorava muito para preencher, pois queria garantir que a minha letra sairia decente. Feito isso, chega a pior etapa do trâmite: o agendamento da renovação! É muito difícil conseguir uma data disponível naquele site. Para vocês terem uma idéia, eu comecei o meu trâmite em maio e só consegui agendar para setembro! Na época eu tinha intenção de fazer tudo durante as minhas férias, que foram em junho, e achei que começando o procedimento com um mês de antecedência seria o suficiente para conseguir agendar meu horário para junho. Me enganei feio! Em maio só tinha data disponível para o final de julho!!! Desencanei por um tempo, já que não queria ter que faltar no trabalho por causa disso (este meu jeito certinho e responsável de ser às vezes me dá raiva, sabiam?) e só voltei a pensar nisso em agosto quando fui demitida. Novamente enfrentei a falta de datas no site e depois de insistir vários dias seguidos consegui agendar para o mês de setembro. Agendamento feito, foi a hora de emitir o boleto da GRU, a taxa da renovação. Fiz tudo pelo site. Aconselho que este pagamento só seja feito depois de realizar o bendito agendamento, pois o pagamento da taxa vale por 3 meses e pagar sem ter a data agendada corre-se o risco de o prazo da taxa expirar e você não conseguir dar entrada na solicitação e ficar sem o dinheiro. O site permite a reemissão do boleto, eu emiti o meu duas vezes, com facilidade.
Chegado o dia do agendamento, tudo foi mais rápido do que eu esperava. Realmente fiquei surpresa com a eficiência do atendimento. Eu fiz tudo no escritório da Polícia que fica no Shopping Ibirapuera. Cheguei lá uns 40 minutos antes da hora marcada e informei meu nome para a pessoa que controla o agendamento. Para meu espanto fui chamada antes do horário e em 10 minutos tudo estava feito. Agora a foto é tirada lá mesmo, tudo em formato digital. Me deram um protocolo com a data de entrega do documento e me falaram que se fosse emitido antes eu seria notificada por e-mail. E isso de fato aconteceu! Três dias antes do prazo estabelecido recebi um e-mail informando que o passaporte estava prontinho. E estava mesmo! A retirada foi rápida também.
Por tudo isso que digo que o trâmite é ao mesmo tempo enrolado e eficiente. É um absurdo a grande dificuldade para realizar o agendamento, é preciso de muita sorte para conseguir um agendamento para uma data próxima. Isso desanima mesmo. Mas o restante do procedimento é incrivelmente rápido e eficiente. Tudo funciona como deve. Eu fiquei surpresa com tamanha eficência. Muito bom quando as coisas funcionam como devem.
Agora já tenho meu novo passaporte. Não tenho planos de viagens, mas como o meu passaporte vencia este ano, resolvi renová-lo. É sempre bom ter o passaporte válido, nunca se sabe quando vai aparecer a chance de viajar para o exterior. Sou uma garota prevenida. :)


Comentários

  1. Faz tempo que ando protelando de renovar meu passaporte, daqui a pouco tomo coragem tb :) rsss

    ResponderExcluir
  2. O meu passaporte é relativamente novo, pois o tirei em 2006. Mas esse do Mercosul ficou bonitinho! Que bom que as coisas estao se ajeitando...quem sabe um dia a gente vira um país sério, né? heheh...

    Beijinhos,

    Mari

    ResponderExcluir
  3. Dani, o mais difícil mesmo é agendar, depois é tudo rápido!

    Mari, um dia quem sabe! :) O meu passporte antigo vencia agora em outubro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olha que coincidência, eu estou agendado pra entregar o documento esta segunda feira! E eu marquei o meu desde maio! Fui adiando os dias por causa das aulas do mestrado, e agora que elas acabaram, vou ter que matar o trabalho.haha! Olha as prioridades! Mas bom saber que a coisa está mais fácil. Ainda bem que cortei o cabelo, no meu passaporte antigo to com mó cara de contrabandista! Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Bem, em Belo Horizonte me parece estar bem rápido o agendamento. preenchi o formulario paguei a taxa, agendei. e em 10 dias meu passaporte ja estava pronto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode