Ciclofaixa





Quando a Associação de moradores de Moema é favor, eu sou contra.  É assim quando o assunto é o fechamento do Aeroporto de Congonhas ( eu sou pró-aeroporto) e foi assim quando a CET colocou a Zona Azul nas ruas e proibiu o estacionamento de carros em vários locais, a associação foi contra e eu aprovei a idéia. Mas agora estou do mesmo lado da associação de moradores do bairro, sou contra a implantação da ciclofaixa.  Não, não tenho nada contra ciclistas, mas sou contra da maneira que tudo foi feito aqui em Moema.  Parece que alguém teve a idéia e nem se deu ao trabalho de planejar a implantação e nem de prever problemas e muito menos ter soluções para os eventuais problemas. 

Em primeiro lugar, não houve avisos da implantação da ciclofaixa. De repente começaram a aparecer bicicletas desenhadas na AV. Canário e faixas  de sinalização avisando que ali já era  uma ciclorrota. Depois parte do asfalto da AV. Rouxinol começou a ficar vermelho e apareceram placas estranhas com a mensagem : " Cuidado ao abrir a porta do carro."  Eu olhava e não entendia nada.  Só fui entender mesmo quando na pista vermelha apareceram bicletas desenhadas. Mas aqui tudo continuava esquisito, pois a tal da faixa para bicicletas passava bem no lugar onde estão demarcadas as vagas de Zona Azul.  Isso me intrigou, não faz sentindo uma ciclovia passar por um lugar onde os carros estacionam.  No sábado li uma notícia e descobri a grande solução da CET para o problema das vagas de estacionamento e da ciclovia passarem no mesmo lugar: deslocar as vagas de estacionamento para o MEIO da rua! Sim , isso mesmo. Os carros agora têm que parar ao lado da ciclofaixa, ficando no meio da rua. Um absurdo total que só está atravancando o trânsito. O mais incoerente de tudo é que a CET tirou um monte de vagas de estacionamento da AV. Rouxinol (e em várias ruas do bairro, inclusive na minha.) com a finalidade de o trânsito fluir melhor. E a medida funcionou. Mas e agora? A ciclovia acabou com o espaço extra para os carros obtido através da extinção das vagas de estacionamento. E pior, deixou a avenida mais estreita ainda com os carros parados no meio da rua. Tudo errado.  

Depois que deu tudo errado, a CET diz agora que  a ciclofaixa está em teste ( antes afirmavam que era definitivo!) e que estão analisando a situação. Espero que agora eles percebam o caos que trouxeram para as ruas em que implantaram a ciclofaixa. Que afunilaram o trânsito do bairro, que já era complicado. 

A ciclofaixa é algo que vai trazer benefícios para a cidade, dando uma opção a mais de transporte, mas sua implantação tem que ser feita com cuidado, para que a ciclofaixa se integre ao trânsito, sendo segura para todos que transitam  por onde ela está implantanda. Fiquei com a impressão que fizeram tudo às pressas, com isso conseguiram deixar nós moradores contra um projeto que deveria ter  o apoio de todos. Eu vou continuar contra a ciclofaixa até que ela  pare de prejudicar o trânsito. Quem anda de carro não pode ser prejudicado para dar lugar às bicicletas.  É fácil criticar quem anda de carro em São Paulo, todo mundo critica. Mas quem o faz não tem idéia de como o transporte público da cidade é problemático. Muitos dos que usam carro o fazem por pura falta de opção, pois se depender de ônibus ou metrô vai levar séculos para chegar ao seu destino. O dia que tivermos meios transporte decentes , naturalmente as pessoas começarão a deixar o carro na garagem. Tenho certeza disso. 
E para terminar, eu achei que ficou feio demais a faixa vermelha na rua. Não gostei.  Deixou o visual da rua muito poluído.  Enfim, nada me agradou mesmo.


 

Comentários

  1. Olá!
    faz tempo que eu não vou em moema, não sei como estão as coisas por aí, mas eu sou concordo com o seu post, sou muito a favor de ciclofaixas, desde bem organizadas, pois como diz um dito popular, não adianta cobrir um santo e descobrir outro...

    ResponderExcluir
  2. eu levei um susto qd vi a matéria na televisão. as ciclofaixas tem caído igual a um paraquedas na cidade. sem nenhum folheto anterior, nada reeducando e tudo sendo imposto sem conversa. não é só as pessoas poderem andar de bicicleta, é preciso q todos sejam educados pra isso. canso de ver pais na ciclovia aqui de casa com seus filhos e todos sem exceção sem capacete. outra questão tenebrosa é q a ciclovia não entra na usp. a usp se acha dona de um espaço público ideal para bicicleta e lazer e proíbe qq um de entrar lá sendo q é qq um q sustenta aquilo lá com os seus impostos. o q mais me assustou em moema como vc disse é q permitem q parem os carros no meio da rua. onde poderiam parar virou ciclovia, então a pessoa pode parar na outra faixa. e tudo sem avisar, tudo feito rapidamente. deve ser prevendo a eleição do ano q vem. então o importante é dizer q colocaram quilômetros de ciclovia qd efetivamente, se eu quero andar de bicicleta, eu só posso andar no dia e no horário q eles querem. uma ciclovia de verdade deveria ser diariamente. eu não acreditei qd uma pessoa q foi entrevistada falou q as pessoas tinham q ir pra moema de bicicleta fazer compras. eu comprei em moema um vestido de noite, eu ia trazer como? e eu não moro tão perto pra ir e voltar cada vez q vou fazer compras. e se são adeptos da bicicleta, eles só querem ser visitados pelas pessoas do bairro, pq quem mora longe não vai da zona leste de bicicleta pra moema só pq é mais saudável. ok, quem é da zona leste deve fazer as compras lá mesmo. mas quem é de santo amaro, q não é tão longe, pode fazer compras em moema, mas é inviável de bicicleta, a não ser q seja como exercício pesado, pq pra fazer compras ninguém anda 3 horas pra ir e 3 pra voltar só pra não usar o carro.

    ResponderExcluir
  3. Na verdade eu vou um pouco além destas questões, Este post seu prima, me inspirou em escrever.

    Acabei de postar um texto complementando o seu, sobre o mesmo tema...

    http://blog.queijoevinho.com/ciclofaixa-e-a-incrivel-impunidade-brasileira/

    ResponderExcluir
  4. uma matéria elogiando a ciclofaixa permanente http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/3710
    e um twitter comemorando @MudadeIdeia: CicloFaixa PERMANENTE é inaugurada em SP: bit.ly/vcohU4 #cici2011 #REDEMIS

    ResponderExcluir
  5. Oi gente! Só agora vim responder os comentários!

    Adorei os comentários e Marcelo, seu post ficou ótimo! ;)

    Pedrita li a matéria que vc indicou, gostei pq citaram que está mal sinalizado. Agora quem comemora a ciclofaixa ,acho que tá tudo lindo, não sabe o que diz.


    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode