FB de Cara Nova






Demorou um pouco, mas as mudanças do Facebook atingiram o meu perfil.  Eu estava torcendo para que demorasse o máximo possível, pois já sabia que não curtiria as mudanças. Para não dizer que não gostei de nada, gostei da nova disposição de  fotos na timeline. Agora as fotos de mural e novas fotos de álbuns aparecem em formato maior, possibilitando que a gente veja bem a imagem sem precisar clicar na foto para ver em tamanho maior. Nisso a equipe do FB acertou em cheio. Infelizmente o acerto foi na mesma proporção do erro do novo layout e notificações da página da timeline.

A timeline ficou bem confusa. Mesmo colocando a opção para mostrar as publicações dos amigos em ordem cronológica, o FB insiste em colocar  as publicações que ele considera importantes  fora de hora e com isso bagunça toda a timeline.  O pior de tudo que nunca uma publicação considerada importante pelo FB é relevante para mim. Ele nunca acerta. 

Mas  que me chateou mesmo foi a  no barra na lateral direta do site que fica exibindo as atividades das pessoas que estão na minha lista.   Estão gastando recursos para gerar notificações redundantes e, algumas vezes, invasivas demais.  Na timeline já aparecem quando os meus amigos  interagem uns com os outros.  Não precisava aparecer de novo na nova barra lateral. É poluição visual no site e só.  Além disso, as atualizaçãos que listam os comentários e curtir que os meus amigos fazem em estatus e publicações de pessoas que eu nem conheço.  Não tenho necessidade de ser informada da "conversa" de um amigo com uma pessoa que nem conheço.  Qual o intuito?  Fuxicar a vida alheia? Só pode. Porque outro motivo mais nobre não há. Esta novidade de atualização me preocupou, pois fiquei com a impressão que isso derrubava as regras de privacidade que eu tinha programado no meu FB.  Meu perfil é fechado, somente os meus amigos podem acessar o que eu publico lá.  Fiquei encucada, preocupada se os amigos dos meus amigos viam quando eles comentavam em um status meu e assim tinham acesso ao meu status. Assim o meu perfil fechado teria uma bela brecha por onde, pessoas que nem conheço, teriam acesso ao que eu publico lá. Um absurdo. Mas ontem eu fiquei tranquila, pois notei que o FB respeita  as regras de privacidade configurada pelo usuário.  Eu comentei no status de uma pessoa que Wally não tem em sua lista de amigos e  pedi para ele olhar na barra lateral se isso aparecia. E não aparecia!  Somente vai aparecer se o dono do status comentado tiver a configuração de privacidade pública ou visível para os amigos dos amigos. O que é o correto.

Eu tenho o Facebook como um "local" particular, não quero que tudo que eu escrevo lá torne-se público. Para mim lá é um ambiente diferente daqui do blog e do Twitter, ambos publicos. Aqui e no Twitter o acesso é aberto para todos, todo mundo pode lê o que eu escrevo. No Facebook é um canto que quero preservar para mim e para as pessoas que quero bem. Confesso que é difícil, pois tem muito "intruso" na minha lista, mas com as ferramentas do FB eu tenho conseguido bem driblar os intrusos. Por isso eu estava bem incomodada com estas novas notificações, que pareciam quebrar com quaisquer tentativas de manter o meu FB dentro de um ambiente fechado. Agora que já sei que não é assim, nem vou ligar mais para a tal barra  lateral horrorosa. Mas que seria bom poder desativá-la, seria.

 

Comentários

  1. Também não gosto da barra lateral e também acho que tem muita coisa ali que não tem a menor necessidade de aparecer pra mim. E olha, sinceramente, eu não confio nas opções de privacidade do facebook, sempre aparece alguma coisa nova sem aviso ou então quando vou ver alguma coisa importante mudou nas configuraçoes e está público... deveria ter como "testar" nossas configurações, tipo "visualizar como visitante" (tinha isso num site que eu frequentava pra testar as opções de segurança sem precisar deslogar). Algo que nos deixasse ver nosso perfil como alguém veria se não estivesse em nossas listas, sei lá. No fim acabo me policiando bastante no facebook porque não sei o alcance do que publico lá.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. a mi me molesta que le etiquetes a un amigo en tus fotos y que los amigos de tu amigo/a puedan comentar o darle me gusta a la foto como si nada!!!

    ResponderExcluir
  3. Rê, esta de opção de ver "como" tem somente para visualizar do perfil. A timeline não.

    Eu me auto-censuro muito na internet. Temos que sempre tem que muito cuidado com que publicamos por aqui. Beijos

    ResponderExcluir
  4. o facebook ficou dedo duro demais. tb não curti. e poluído. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  5. Old , eso tambíen no me gusta. Pero no hay que hacer, pq cuando etiquetas una foto los amigos de tu amigo pueden verla y comentar .

    Pedrita, isso mesmo, ficou dedo duro!


    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode