O Visto







Há alguns meses comecei  a pensar qual seria o destino das minhas férias em 2012, de maneira súbita me deu uma vontade de viajar para os USA.  Queria ir para New York, para Orlando, para visitar o Harry Potter, que ganhou um espaço maravilhoso no parque da Universal e matar saudades do Mickey Mouse, afinal   estive por lá em 1986 e nunca mais voltei. Fiquei animada com estes pensamentos, mas de repente bateu uma preocupação, pois não basta querer ir para os USA, tem que ter o visto de turista para poder viajar para lá. Bateu um medinho, confesso, pois já escutei histórias péssimas de gente tentando tirar o visto. Mas a vontade era maior que o medo. Resolvi então me informar como era todo o trâmite para obtenção de visto de turista no Consulado dos USA aqui em São Paulo.  Tudo que eu precisava saber estava no site do consulado. Site bem detalhado e com todas as informações pertinentes, explicando passo a passo do procedimento. Li tudinho umas duas vezes. Queria ter certeza de saber corretamente o processo todo para não  fazer nada de errado.  Conversei com Wally e resolvemos  tirar o visto por conta própria, sem recorrer aos serviços de despachantes. Afinal, para que recorrer a um intermediário se o processo pode ser feito diretamente pelo solicitante? 

O primeiro passo foi tirar as fotos, necessárias para o preenchimento do formulário on line. O preenchimento do formulário é algo que requer tempo e concentração. É chatinho, perguntam de tudo, até a escola onde você estudou. É importante responder tudo certinho. O formulário é todo em Inglês, mas em todos os campos há tradução, o que facilita para quem não domina o idioma. No meu caso, Wally e eu resolvemos tirar o visto juntos, como família. Assim ele preencheu o dele primeiro e me vinculou à solicitação de visto dele. Por isso o meu formulário foi bem menor. Formulário preenchido, a próxima etapa é marcar a entrevista.  Nesta hora eu levei um susto. Estávamos em junho e somente havia vaga para a entrevista no dia 20 de outubro! Não fazia idéia que a espera podia ser tão grande. Marcamos para o dia 20 mesmo.  Deixamos para pagar a taxa da entrevista depois, numa data mais próxima da entrevista.  E ficamos esperando pelo dia mais importante de todo processo: O dia da entrevista no consulado!

Nossa entrevista estava marcada para às 7 da manhã. Chegamos ao consulado às 6 e já tinha uma fila de virar o quarteirão. A minha ansiedade que já estava grande, aumentou. Ansiedade, medo, enfim, queria que tudo passasse logo.  Não passou, tudo demorou 4 horas. E demorou tudo isso pela quantidade de gente, pois tudo é bem organizado lá dentro. Foi tudo muito tranquilo. E fomos bem tratados, todo mundo bem educado e paciente! O americano do guichê das impressões digitais teve muita paciência comigo e foi muito simpático. Simplesmente minhas digitais não apareciam no scanner! Falta de força para pressionar a mão! Demorei um tempão para conseguir que o scanner registrasse as minhas digitais e o americano em nenhum momento ficou impaciente comigo. Depois das digitais, chegou o momento que eu mais temia, a entrevista!

A tão temida entrevista não durou nem 5 minutos. Foi muito rápido. A funcionária do consulado nem pediu para ver nenhum dos documentos que a gente levou. A gente levou tudo, carteira de trabalho, certidão de casamento, declaração do IR, escritura do apartamento, extrato bancário, documento do carro e etc. Tudo que a gente tinha para comprovar que tínhamos vínculos com o Brasil e que não teríamos interesse em ficar nos USA. Mas ela não pediu pra ver nada. O único documento a mais que eles olharam foi a carta das empresas onde a gente trabalha. Esta carta a gente já entregou junto com o passaporte em uma das triagens dentro do consulado.  Na entrevista só perguntaram há quanto tempo Wally vivia no Brasil, o que a gente fazia pra viver, nossa renda e o motivo da viagem. Perguntas respondidas e a funcionária disse que estava tudo certo. Não disse quanto tempo de visto a gente tinha conseguido e eu não tive coragem de perguntar. Assim, assim saí de lá sabendo que tinha dado tudo certo, mas sem saber o tempo do meu visto.  Só fui descobrir quando os passaportes chegaram em casa. Eles são devolvidos via sedex, pagos por nós  lá no consulado mesmo. Aliás, a fila do sedex é a mais demorada de todas! 
Bom, nosso visto tem validade de 10 anos. Fiquei muito contente com isso, pois em 10 anos dá para viajar algumas vezes para lá.  Pretendo usar bem o meu visto.  E fiquei feliz porque deu tudo certo. Fizemos tudo sozinhos e conseguimos o visto. Sem transtornos e sem gastar grana com despachantes.  :)


Meu conselho a quem vai tirar o visto é fazer tudo com bastante antecedência, ler bem as instruções para levar todos os documentos que eles pedem.  Não há mistério, seguindo as instruções e tendo vínculos palpáveis com o Brasil, tudo corre tranquilamente.  


Viva! Nós temos o visto!  :)



Comentários

  1. Ahhhhhh que legal!! Nem sabia que vcs estavam querendo ir pra la... Eu estou MORRENDO de saudades da minha faculdade, de amigos que moram por la, de algumas besteiras de comer.. ai ai ai ... espero ir la rapido também... quando mudarmos para o Brasil... o primeiro longo destino de viagem ta escolhido... EUA!!!

    Que OTIMO que vcs conseguiram o visto tranquilamente... feliz por voces!! Beijao!

    ResponderExcluir
  2. vistos sempre me lembram novelas. me divirto com personagens q de uma hora pra outra decidem ir para fora do país e vão. tudo bem. se eles tem esse visto por 10 anos, tá explicado. mas se não é engraçado. q bom q conseguiu. foi demorado mas não foi impossível o q já é bom. eu tenho vontade de conhecer nova york ou visitar para uma cidade onde está um amigo meu, aí é em uma cidade quente. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  3. Nossa vc vai para NYC, ebaa!!! assiste um musical na boradway, come um hot dog na quinta avenida, passeia no central park!!kkkk te parece que eu ja fui pra lá, mas é um sonho que ainda vou realizar.. o visto é complicado, porém se voce bons vinculos é mais facil de tirar mesmo... boa viagem

    ResponderExcluir
  4. Cris, acho que uma vez só citei no FB que eu estava na fila do visto. Foram 4 meses de ansiedade! Mas deu tudo certo. :) Vou aproveitar bem este visto!!! :)


    Pedrita, em novela tudo é mais fácil! rs Quem me dera!

    Gammelo, o visto é burocrático, só isso. O resto é só falar a verdade, ter documentos para comprovar os fatos e pronto. Sem dramas. Só tem que ter paciência, pois demora!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Esse visto é bem chatinho de tirar mesmo hein? Mas pelo menos deu tudo certo :) Vou torcer pra vocês usarem bem o visto mesmo, 10 anos é bastante tempo :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Rê, é cheio de detalhes. Uma coisinha errada, ferra tudo. Por isso tem que prestar atenção. E aqui em SP a fila do visto é ENORME. Algo impressionante!

    Queremos usar bem o visto! Nestas horas eu queria estar trabalhando de novo em cia aérea, quando dava para tirar passagens quase de graça...rs


    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode