Conserto


Sexta-feira passada eu estava um tanto desolada. A máquina de lavar encrencou, o tambor não girava. Estava empacada, ainda não começo do clico de lavagem, com bastante água dentro. Liguei, desliguei  e nada. Me conformei, tinha quebrado mesmo. Os relatos que li na internet sobre este tipo de problema não foram nada animadores, todos relatos sobre custos elevados para consertar a máquina, na casa dos mil reais. 

Chamamos um técnico para ver o que realmente tinha acontecido e para fazer um orçamento. O problema foi nesta peça da foto, que encaixa no tambor e faz com que ele gire.  O técnico disse que tudo ficaria em R$ 560,00.  Wally já estava pesquisando sobre o problema, vendo se era possível consertar por conta própria.  Descobriu que a tal peça custava R$ 260,00 e que era muito fácil de trocar.  Comprou a peça numa loja do centro da cidade e Daniel fez o conserto. Ele levou 5 minutos para trocar a peça velha pela nova. Fiquei espantada com a facilidade!  Enquanto escrevo, a máquina está em pleno funcionamento, tudo direitinho, sem enroscos ou barulhos estranhos.  Tudo deu certo e ainda economizamos 300 contos!

Isso tudo me fez pensar como a gente é explorado. O técnico queria cobrar 300 reais para um servição simples e rápido, que não necessita de conhecimento especializado, basta saber usar uma chave de fenda e ter um pouquinho de força para apertar os parafusos. É muita ganância. 

Que a minha querida máquina de lavar fique sem dar problemas por um tempão. Foi a primeira vez que ela quebrou depois de anos que a comprei. Não tenho que reclamar dela não, anda me prestando ótimos serviços. E depois  sufôco que passei na sexta-feira para torcer a roupa que estava na máquina quando ela quebrou, sempre serei grata ao inventor da máquina de lavar. Viver sem máquina de lavar é impossível!


Comentários

  1. Que bom que eles conseguiram consertar!
    Infelizmente a maioria de nós não tem essas habilidades e depende dos técnicos, rs... aqui a secadora já pifou umas 3x, era só um fiozinho solto, mas acabei me rendendo aos técnicos que cobraram só o preço da visita, mais de 70 reais. Se fosse algo mais sério seria visita, peça, mão de obra... caro mesmo. Mas olha, não desmereço totalmente o serviço, eles tem que se deslocar, às vezes tem um trabalhão pra movimentar e abrir a máquina (aqui em casa que é super apertado, então), às vezes perdem várias horas num único conserto. Mas é lógico que é preferível escapar dessa despesa se pudermos, afinal é sempre um gasto não programado e dinheiro não dá em árvore mesmo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rê, eu acho que o trabalho do técnico anda supervalorizado, acho que se aproveitam da necessidade das pessoas. Culpa das empresas mesmo que vendem este serviço, pois o técnico mesmo nem deve receber tanto.

      Ah, máquina parece que ficou 100% mesmo. Já a usei bastante e tudo ordem! ;) Beijos

      Excluir
  2. anda caro demais consertos. devia haver mais estímulo para consertos pq é lixo demais de produtos demais no meio ambiente. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedrita, concordo com você. Dependendo do tipo de conserto, vale mais jogar o produto com defeito fora e comprar um novo , do que consertar! É surreal.

      Beijos

      Excluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode