Ratatouille




Ratos e cozinhas não tem uma coexistência pacífica. Basta um rato aparecer numa cozinha e o caos se instaura. Afinal, sempre que pensamos em ratos, pensamos em sujeira e doenças. Por isso, o argumento do filme "Ratatouille" (2007 - USA) é bem inusitado. No filme é contada a história de Remy, um ratinho daqueles que vivem nas ruas e comem lixo, que tem o  sonho de se tornar um chef. Ele não se conforma com os seus familiares comendo só alimentos estragados, coisas que foram jogadas fora pelos humanos.  Remy tem um olfato aguçado e, consequentemente, um paladar refinado. Ele sabe como apreciar um alimento de qualidade e sabe fazer combinações para descatar o melhor de cada ingrediente, como fazem os cozinheiros de mão cheia.  

Claro que Remy sabe que o sonho dele de tornar-se um chef é praticamente um delírio, mas por obra do acaso, ele acaba parando no restaurante Gusteaus, um dos mais famosos restaurantes de Paris. Lá encontra o desajeitado Linguini, que consegue um emprego como faxineiro da cozinha do restaurante.  Uma noite Remy faz uma sopa maravilhosa e todos pensam que foi o Linguini, que mal sabe fritar um ovo. Isso faz que os dois se aproximem e virem uma dupla: Remy cozinha e Linguini finge que cozinha! São muito divertidas as sequências ondem Remy 'comanda' o Linguini. 

Eu me encantei com esta animação, as imagens são lindas e o roteiro é cativante. Assisti ao filme no último sábado, a versão em DVD, com dublagem em Português.  Gostei muito da dublagem.  Fiquei fã do Remy, muito legal ver como ele  leva á sério o seu dom culinário e ver que o desenho retrata com muita veracidade a dinâmica de uma cozinha de restaurante. Um filme encantador e divertido. 


Nota da blogueira : Nem lembro porque não vi o filme nos cinemas, mas acabei vendo na hora certa, pois assisti com o Dani e adorei ouvir os comentários dele sobre a cozinha do filme. Ele já aprendeu muita coisa na faculdade de gastronomia. Por tabela, eu ando aprendendo um pouquinho também. 


Comentários

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode