Vote!






As eleições estão cada vez mais perto e cabe a nós eleitores pensarmos bem  na hora de votar. Não adianta querer fugir da responsabilidade, mesmo quem não participa da eleição, acaba influenciando no resultado. Quem não vota ou quem opta por votar nulo ou em branco, acaba dando uma forcinha para que o candidato que está em primeiro lugar. 

Como assim? Simples, o candidato que está em primeiro, precisará de menos votos para vencer, pois o universo de votos válidos diminui.  Na legislação eleitoral vigente, clique AQUI para ler, somente os votos válidos entram na contagem de votos.  Assim, se você vai lá no dia da eleição disposto a dar o seu voto de protesto e vota nulo, você está, indiretamente, votando no primeiro colocado.  Isso vale para o voto em branco também, que é descartado. 

Por isso, não abra mão do seu direito e da sua responsabilidade. O voto é a nossa voz, é através dele que a gente mostra o que quer para o nosso país.  O voto é a ferramenta mais democrática que existe, o meu voto vale a mesma coisa que o seu, que o voto de um banqueiro e de qualquer outro eleitor. 

Eu sei  que todo mundo anda desanimado com a política brasileira, com os políticos mequetrefes que temos por aí, mas não podemos nos omitir. Nunca sabemos o que vai acontecer com o candidato depois de eleito. Nas campanhas sempre proliferam as promessas mais fabulosas, mesmo um candidato mais pé no chão será sempre uma aposta. A gente só vai saber se o candidato dará conta do recado depois de assumir o seu cargo. 

Analise com atenção os candidatos, haverá algum que vai  lhe causar alguma simpatia, alguma confiança.  Escolha e vote. Vote com seriedade, não vote por brincadeira.  Não vote nos tiriricas da vida.  Vote em alguém que você acha que pode fazer um trabalho sério.  

Em cinco de outubro eu espero que  todos  digitem um número válido de candidato ou de legenda. Que cada  cidadão assuma a sua responsabilidade e vote. O voto é precioso, não jogue o seu fora. 




Comentários

  1. o q eu mais tenho estranhado nos eleitores é essa idealização dos candidatos. parecem heróis. ficam detonando o que não querem como militantes cegos. candidatos e políticos não são deuses, heróis. são seres humanos que nos representam na política. acertam e erram. se eu vou votar em alguém. falo do que gosto, questiono o que não gosto. não fico cega esperando deles algo divino.

    ResponderExcluir
  2. Pedrita, concordo com você! Parecem que procuram santos como candidatos! E ficam ofendidos quando alguém discorda. Isso me cansa. Como vc disse, são pessoas normais e passíveis de erro e cabe a nós escolher quem achamos mais adequado. Impossível gostar 100% de um candidato. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. exatamente, querem canonizar os políticos. isso é um ranço da ditadura, onde os políticos se colocavam em pedestais. as pessoas ainda acham políticos deuses do olimpo.

      Excluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode