Comprar um bicho?




Eu tento não ser cri-cri e não ficar julgando quem compra um gato ou um cachorro só porque quer ter um bicho de uma determinada raça. Mas quando leio reportagens como esta, tenho cada vez mais certeza que, na maior parte das vezes, quem  compra um bicho está mais preocupado com questões estéticas e de status do que em ter um bicho para amar e cuidar. 

Bicho de raça, seja gato ou cachorro, vai custar caro.  Se achar alguma pechincha por aí de filhotes, com certeza é de criador fundo de quintal ou golpista, como na reportagem. Quer comprar um bicho? Pesquise os criadores, tenha certeza que está comprando um animal que não foi maltratado durante o tempo que ficou esperando para ser comprado. Na reportagem são mostrados cachorrinhos que tiveram o rabo quebrado e os pêlos tingidos para quem parecessem cães de raça! Uma monstruosidade!  E quem os comprou  não quis mais, afinal, não quer um cão apenas porque é um cão, quer um cão para mostrar para os outros que pode comprar um cão de raça!  O bichinho é torturado pelo criador maldito e depois é abandondo pelos donos logo que estes descobrem que o cão é um vira-lata. 

No caso de gatos, eu não vejo razão alguma que justifique alguém comprar um filhote. Há tantos por aí precisando de um lar, lindos demais, mesmo sendo vira-latas! Não temos como os gatos os problemas de porte que temos com os cães. Você pode até ter um gato um pouco maior que os outros, mas isso nunca será um problema, pois mesmo num apê pequeno ele pode viver numa boa.  Já com os cães, o tamanho tem que ser bem observado, para saber se você tem o espaço adequado para cuidar de um cão de grande porte. Por isso, no caso dos cães eu até consigo entender a preferência por raças, estritamente por causa da questão do tamanho, mais nada!  

Eu sei que existem bons criadores por aí, gente que cuida bem dos bichos. Mas muitos dos que compram não pensam bem no que estão fazendo, não pegam os bichos pelas razões certas e nem pensam que se tornarão responsáveis por aquela vida.  Não pensam que os filhotes ficarão idosos, que ficarão doentes, que vão dar trabalho, que vão fazer os donos gastar muita grana aos longos dos anos.  Na hora que o bicho fica velho, doente,  estraga alguma coisa ou a família vai ter um bebê, pronto, é descartado.  Para quem pensa que eu exagero, faça uma busca no Google sobre abandono de animais. A realidade  é muito feia, deprimente. As pessoas abrem a porta do carro e jogam o cachorro ou o gato na rua. Imaginem a tristeza deste bicho ao ser rejeitado por aqueles que deviam zelar por ele? Bicho se apega, bicho tem sentimentos! Crueldade sem fim. 

Saber de histórias assim me deixa muito triste. Não entendo gente que seja capaz abandonar um bicho à própria sorte depois de ter cuidado dele. Pessoas assim não podem ser chamadas de gente. São monstros como os criadores golpistas  que torturam cães para vender como cães de raça. Um dia será que estas histórias horrorosas ficarão no passado? 





Comentários

  1. ou o animal foi sequestrado. é difícil mudar a cabeça das pessoas. tem gente que tem um cão grande em um ap, ainda o deixa trancado em um único cômodo. tudo bem, passeiam duas vezes por dia. e acham que tudo bem. mas eles ficariam o dia todo em um único cômodo? tento tb não ser cri-cri, mas não é fácil. soube que é muito alto o número de gente que desiste do animal no período das férias. às vezes devolvem, às vezes doam. aí em março querem de novo e compram ou adotam outro. assustador. como um brinquedo velho. descartam vidas com a maior facilidade. triste.

    ResponderExcluir
  2. Na minha cidade,um dia eu vi uma mulher jogando agua quente em um cachorro!Na mesma hora meu pavio acendeu!Eu fui la na casa dela e bati na porta(É,EU SOU BARRAQUEIRO)ela falou pra mim que o cachorro tava durmindo na porta dela e que isso a incomodava.Eu nem falei nada,só liguei pra policia,ela recebeu uma multa de nem sei quantos reais,até hoje ela me olha com aquela cara de bruxa dela,e o cachorro,foi levado pro canil local,eu só sei que se tem uma pessoa que eu tenho nojo é ela.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode