Quarentena Dia 6 - A Pandemia de Mentiras




Além de estar tensa com as notícias da pandemia e ter que lidar com o desconforto de estar presa em casa, ainda tenho que aprender a lidar com as fake news que se espalham por aí com a mesma intensidade que o COVID-19. Eu ainda não sei o que é melhor, fingir que não vi ou responder para o cidadão que está espalhando mentiras. 

As notícias falsas são sempre perigosas, pois podem ter consequências graves. Há relatos de pessoas mortas por ter sido vítimas de boatos que  diziam que eram criminosas. Muitos acreditaram nos boatos que receberam via Whatsapp e foram fazer justiça com as próprias mãos. Inocentes foram mortos pela irresponsabilidade de quem repassou o boato e de quem acreditou na informação e nem sequer se deu trabalho de checar se era verdade ou mentira. 

Com a pandemia não é diferente. Há um festival de fake news por todo lado. Já perdi as contas de quantas vejo por dia. Passo batido na maior parte do tempo, mas tem hora que sangue ferve e resolvo responder pra quem enviou. Mas depois vejo que é uma batalha inglória, pois o indivíduo que repassa estas coisas, acredita piamente no que está ali escrito. O repassador de fake news é aquela pessoa cheia de certezas e  que, por alguma razão que ainda não descobri, acha que o que o tio passou pelo Whatsapp é uma informação muito mais correta do que uma agência de notícias publica.

Acho que esta  é a grande contradição de nossos tempos. Nunca o mundo teve um acesso tão fácil à informação e mesmo assim vemos  todas as redes infestadas de fake news!  

Será que um dia esta pandemia de fake news vai passar?   A do COVID19 vai! Por isso fique em casa e se informe corretamente sobre tudo que está acontecendo atualmente para se proteger e proteger aos outros.  

Comentários

  1. eu passo o dia desmentindo fake news pra conhecidos. a última foi a da vacina q tinha dia pra primeira letra do nome. sim, a anterior era aquele video do drauzio. as pessoas querem tanto sair do isolamento q acreditam. e era um idoso. aí me sinto responsável. eu simplifiquei e falei q o video era fake. desconfiei q podia ser antigo pq as regras mudam o tempo todo. mas explicar muito achei q não ia ajudar. aí a pessoa veio me dizer q era ele mesmo. ai q ódio. mas pelo menos eu avisei q era mentira. resta saber se o idoso ficou em casa. no facebook eu vou rapidamente e denuncio q é notícia falsa. muitos jornalistas foram contratados no facebook pra verificar essas denúncias. fiquem bem. beijos, pedrita

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode