Triste Fim Para Um Lindo Carnaval




Este ano eu estava apreensiva com o desfile das escolas de samba. Nunca enfrentei problemas nestes anos todos que vou assistir ao desfile lá no sambódromo. Tudo muito bem organizado e o público muito pacífico, público interessado em ver as escolas e se divertir. O motivo da minha apreensão era a presença de duas escolas ligadas às torcidas de futebol: Dragões da Real e Gaviões da Fiel.  Estava realmente com medo de surgir alguma confusão por conta o encontro de torcidas rivais, que já geraram embates violentos antes/durante/após partidas de futebol.  Mas nada de diferente aconteceu. Foi uma noite animada e sem confusões nas arquibancadas do sambódromo. Na segunda-feira a noite eu cheguei a elogiar para Tininha, uma corintiana roxa,  o comportamento dos torcedores corintianos que lotavam o sambódromo. Eu fiquei muito contente ao ver o ótimo comportamento deles perante ao desfile da Dragões, escola dos são-paulinos e primeira escola a entrar na avenida.  Não houve vaias e eles até comemoraram quando a Dragões conseguiu terminar o desfile dentro do tempo, a escola estava com o tempo bem apertado. Foi lindo de ver. Foi uma linda supresa ver que esta rivalidade besta não foi transportada para o samba. 

Infelizmente esta minha constatação que as torcidas de futebol não tumultuam o carnaval, foi por água abaixo ontem, durante a apuração dos votos do nosso carnaval.  Os torcedores da Gaviões resolveram entrar no tumulto iniciado por um cara da Império da Casa Verde que atacou o locutor dos votos e rasgou as últimas notas que faltavam ser anunciadas. Foi algo absurdo. Uma confusão se formou ali perto da mesa da apuração e de repente os torcedores da Gaviões, que nada tinham a ver com a confusão, começaram a sair enfurecidos do sambódromo, quebrando tudo que viam pela frente. A baderna culminou no incêncido de um carro alegórico da Pérola Negra. Uma triste cena que manchou um lindo carnaval. 

Eu via as cenas pela TV sem acreditar que aquilo poderia ser verdade. Fiquei muito triste e muito revoltada com tudo aquilo que estava acontecendo.  Uma raiva desmedida e sem motivos. Gente destruindo as coisas pelo simples prazer de fazê-lo. Revoltante.

Depois de tudo isso, cheguei a conclusão que  os torcedores da Gaviões que vão ao desfile não são os mesmos que vão à apuração. As pessoas que estavam ali no sambódromo são gente de bem, gente civilizada, que estava ali para torcer para sua escola e para apreciar a beleza das outras escolas. Quem fez a confusão é gente que nem viu os desfiles, gente que nem sabe o que é o carnaval. São pessoas que tinham que ser banidas do carnaval e dos estádios de futebol. Gente que só serve para estragar a festa dos outros. 

Sinceramente espero que o que eu presenciei no sambódromo torne-se regra, que as torcidas das escolas ligadas ao futebol saibam conviver pacificamente. Carnaval é uma festa linda e não pode ser manchada de violência. 




Nota da blogueira: Pelo que eu li agora nos jornais, há chances de tudo terminar em pizza e nenhumas das escolas envolvidas sejam punidas. Eu acho que a punição deveria ser rigorosa, para servir de exemplo. Não precisa chegar ao ponto de expulsar as duas escolas do carnaval, mas deveria haver ao menos uma suspensão rigorosa. Se isso não for feito, estas confusões vão se repetir.


Nota da blogueira II : Amanhã o post do desfile de carnaval com fotos da linda noite de sábado!  :)

 

Comentários

  1. Eu não acompanhei os acontecimentos, mas é absurdo. Gostaria de entender o que se passa na cabeça dessas pessoas que parece que tem prazer em sair de casa para causar tumulto, caos e destruição. Só pode ser alguma doença, não é possível! E enquanto tudo acabar em pizza (ou então a polícia ser recriminada por botar ordem na bagunça) não vai mudar mesmo. Bandido é sem vergonha e sabe se aproveitar da fragilidade das leis.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. eu achei um absurdo o comportamento na apuração. antes mesmo da violência começar já ouvia palavrões a cada nota. um desrespeito. todas as escolas deviam agradecer pq ninguém recebe nota baixa, tudo é decidido por décimos. deviam agradecer da apuração ser sempre tão generosa. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  3. Rê, eu também não consigo entender um comportamento assim. Não faz o menor sentido pra mim. É deprimente.

    Pedrita, eles sempre xingam durante as notas. Isso eu sempre vi nas apurações, mas o que houve desta vez passou dos limites. E você razão, os jurados são generosos, as notas sempre são muito parecidas.


    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu tambem muitissimo triste com a cena do carro alegorico pegando fogo,chorei,nao entendo o prazer das pessoas em um ato tao cruel.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode