A Chance



Vivemos em um país  que  a corrupção é comum, seja na política ou mesmo no dia a dia. Muitas vezes as pessoas nem percebem que o tal jeitinho brasileiro para se resolver as coisas, não passa de uma modalidade de corrupção.  Uma regra está sendo quebrada e alguém está sendo favorecido ou prejudicado para que a pessoa consiga o que quer sem seguir as vias normais. Seja para  abreviar o tempo de um trâmite burocrático ou pagar meia-entrada no cinema com uma carteirinha de estudante falsificada, a pessoa acaba fazendo uso de uma prática nada ética. É errado. Não há como aceitar que uma prática desta tipo seja considerada normal.  Dizer que todo mundo faz também não é argumento. Infelizmente é isso que eu vejo diariamente, pessoas burlando regras para benefício próprio e não vendo nenhum problema nisso. Precisamos mudar esta mentalidade e estamos em um momento que isso pode começar a acontecer.

Começou no Supremo Tribunal Federal o julgamento do Mensalão e agora o Brasil tem a chance de mostrar que é um país  sério e que é um país que não tolera práticas de corrupção. A justiça brasileira tem que mostrar que está disposta punir com rigor os que participaram deste esquema de corrupção. É necessário punir os responsáveis para desistimular este tipo de prática em todas as esferas da sociedade brasileira. Espero que o Brasil não desperdice esta chance, pois , se  a ação penal 470 terminar em pizza, vai ser um estímulo para que os políticos continuem usufruindo de seu poder para ganhar dinheiro de maneira ilícita.  

Eu sou bem cética em relação a este julgamento, pois já vi tantos casos de corrupção ficarem por isso mesmo, ninguém ser punido e os corruptos ficaram usufruindo do dinheiro roubado com a maior cara de pau do mundo. Mas eu quero acreditar que desta vez será diferente, que os ministros do Supremo Tribunal Federal vão  punir exemplarmente os culpados, mesmo aqueles que têm alta influência política. Que vão julgar pelos fatos e não pelas pessoas. Que pela primeira vez neste país possamos ver um corrupto de alto escalão ser condenado. Que seja mostrado para toda a sociedade que a corrupção não poder ser aceita, que a corrupção é um mal que tem que ser banido da sociedade brasileira. Torço para que isso aconteça. 


Comentários

  1. pelo menos hj já há algum tipo de julgamento. mas eu particularmente acho q quem pratica corrupção no governo deveria ser investigado e julgado pela polícia. serem os próprios políticos a julgar fica no mínimo esquisito. há uma prática no brasil de achar q os políticos estão acima das leis. tanto q carros oficiais andam nas pistas exclusivas para ônibus. eles só foram eleitos pra nos representar, mas são iguais a nós, não seres acima das regras e leis. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedrita, eu também acho que eles não deveriam ser considerados diferentes de um cidadão comum na hora de serem julgados por um crime. E espero que este jugalmento sirva como exemplo, que os culpados sejam punidos e que comece no governo ( em todas as esferas) uma política tolerância zero com casos de corrupção.

      Beijos

      Excluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode