Meu nome



Gosto do meu nome. Simples, tradicional e bonito. Em algumas épocas da minha vida já me chateei por ter um nome tão comum. Eu nasci na época que o nome Patrícia  era moda, assim no colégio sempre tinha ao menos umas 6 patrícias na minha classe! Mas esta chateação passava rápido, pois bastava eu ver algum nome estrambólico por aí para agradecer por ter um nome normal. Realmente eu sou agradecida aos meus pais por escolherem este nome para mim.  Gosto de ser Patrícia. Mas ao mesmo tempo, olha a incoerência, não me sinto muito confortável quando alguém me chama de Patrícia. Isso acontece porque na família ninguém me chama pelo meu nome, sempre é Patry ou Pati. Minha mãe ainda me chama por algumas variações como Tricinha ou Patricinha. Meu pai só me chamava de Patry. Quando eu o escutava falando Patrícia, já sabia que algo de errado tinha acontecido. Ele estava bravo comigo. Por isso até hoje me sinto estranha quando pessoas próximas me chamam de Patrícia, acho que estão bravas comigo!  
A gente costuma falar "meu nome", mas o prenome nunca é só nosso. É de domínio público. Por isso vez ou outra acabamos por nos deparar com coisas com nosso nome. Algumas vezes é bom, outras é péssimo. Uma experiência boa  é ter uma cerveja com o meu nome.  Acho bacana ir no restaurante e pedir uma "Patrícia" para tomar. Gosto muito da "minha" cerveza! Uma má experiência é ter o meu nome associado à um tipo de pessoa que nada tem a ver comigo. Quando ouvi pela primeira vez o termo patricinha eu quase surtei. Fiquei revoltada mesmo, com tanto nome por aí tinham que escolher justo o meu? Como a gíria perdurou, eu acabei me costumando e até hoje uso com desenvoltura o termo patricinha. Mas no fim de semana descobri outro mau uso para o meu nome. Mau uso porque não gostei nem da música e muito menos do contexto. Mas no final morri de rir. É a música Patricia The Stripper da banda The Wombats. Nunca tinha ouvido falar na banda, vi no Multishow HD. A Patricia da música é muito mazinha com o rapaz, coitado.  Mas esta música mostra uma das qualidades do meu nome. Meu nome é internacional. Conhecido em boa parte do mundo, muda-se o sotaque, mas todo mundo sabe falar e escrever o meu nome. Num mundo globalizado é muito útil ter um nome internacionalmente conhecido. Falando em sotaques, eu odeio o jeito que meu nome é pronunciado pela língua Inglesa. Fica feio demais. Era a única coisa que não curtia das aulas de Inglês, pois os teachers sempre me chamavam carregando no sotaque! 
Se eu gosto tanto do meu nome, por que aqui não é o "Patrícia e Sua Vida"? Porque eu sou do tempo pré-histório da Internet, da época em que ninguém colocava o nome real na rede, assim adotei o nome Marion naquela época e ele faz parte da minha vida. Muitas pessoas ainda me chamam por Marion. E acho isso bacana! :) 
E vocês, curtem seus nomes?

 

Comentários

  1. o meu nome tb era moda na época. mas eu curto mais a combinação do meu nome com o sobrenome do q ele sozinho. e não curto o significado do meu nome, já q não existe e tem o significado emprestado de outro. nem nisso meu nome é original. eu acostumei com gente diferente com o meu nome. há muitos orientais com o meu nome. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. ué vc falou q naum ia falar da música kkkkkkk!!! Eu prefiro ser chamada só de Paula mas Ana Paula sempre me soa como bronca rs, Adoro meus apelidos virtuais, o meu de criança e é engraçado q a maioria dos meus amigos de colegio e facu me chamam de Ana :)

    ResponderExcluir
  3. Pedrita, seu nome é bem bonito mesmo! Ah, eu também gosto muito do meu nome junto com os sobrenomes. Meu nome de casada ficou muito lindo! :)

    Sugar, ah, no final a música é engraçada! Acho estranho quando te chamam de Ana. Para mim sempre será a Paula ou a Sugar!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Já passei pela fase de não gostar do meu nome por ser muito comum, também era moda na época de escola. Hoje não conheço quase nenhuma Renata, acho que elas foram exterminadas no caminho.

    E tbm soa estranho ser chamada de Renata por quem tenho mais intimidade, do mesmo jeito que ODEIO ser chamada de "Rê" por gente que nem me conhece ou mal fala comigo.

    E sou a favor dos nomes simples e comuns! Ninguém merece ganhar apelidos por ter nome esquisito, e ter que soletrar e explicar a vida inteira a origem do próprio nome.

    Ah, também fui "homenageada" no mundo da música... e fico ouvindo piadinha da "Renata ingrata" o tempo todo... rs... ninguém merece né?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Eu não gostava do meu nome pq eu achava muito pesado, mas todo mundo me chama de Dani, até meu pai me apresenta como Dani. Passei a gostar de Daniela depois de adulta, mas acho grande demais, o meu problema mesmo são meus 2 sobrenomes que são mega diferentes e todo mundo pergunta sobre eles... rs
    Tem música com meu nome tb, mas odeio as 2, uma do Biquini Cavadão e uma do Gabriel Pensador, são mega ridículas hahahahaha.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  6. acho q dificilmente meu nome vai ter em música pq o som do meu nome não é nem um pouco musical.

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro o meu nome, Gabriel, o unico pesar é vc ser sempre chamado de biel, prefiro que me chamem de Gah... embora eu tenho um apelido que pegou feio, mais eu tb gosto dele...
    desculpa Marion, mais eu te conheci como Marion e pensar em vc como Patry ainda é dificil
    Bjo

    ResponderExcluir
  8. Rê, não conheço a música da Ingrata, que musiquinha heim? Ah, eu também odeio esta intimidade imediata que existe por estas bandas... acho o fim da picada!

    Dany, como eu te disse via Twitter, apesar ser chato ter que explicar o sobrenome toda hora, é legal ter sobrenomes diferentes, assim ninguém tem o mesmo nome que a gente!

    Pedrita, é eu realmente não lembro de músicas com seu nome.

    Gammelo,pode me chamar de Marion sem problemas! :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Ainda bem que vc não conhece, não perde nada! Eu mesmo nunca ouvi inteira. Só de saber que é do Latino já sei que não vale a pena, hehehehe.

    ResponderExcluir
  10. Ai que horror! Do Latino ainda! Devia processá-lo por mau uso do seu nome! ahaha

    ResponderExcluir
  11. Oi Marion!

    Seu nome é legal, bonito. Mas admito que bem no início quando alguém comentava no seu blog "Patry", eu ficava perdido, pensando "quem é Patry?" kkkk. Agora prefiro chamá-la assim pelo Twitter, pois neste blog você é a eterna Marion.

    beijos.

    ResponderExcluir
  12. Olá! Quando eu era menina eu achava meu nome estranho, afinal não conhecia nenhuma DENISE. Como se meu nome fosse inventado. Aos 19anos comecei a trabalhar como atendente de callcenter, naquele momento voltou o lado estranho do meu nome. Afinal atendia por Denise Menezes e as pessoas, não sei se pela minha dicção, ou afins, a maioria entendia DELÍCIA MENEZES. Aff! Não, é Denise. Ah, não é Delícia? Como assim, Delícia já era demais. risos. Hoje as coisas são normais, sou sempre a Dê, Dedê, Ise, e as outras variações do meu nome. Beijocas.

    ResponderExcluir
  13. Arthur, acho que os novos leitores do blog devem mesmo ficar pensando quem é a Patry! risos

    Oi Dê! Olha, em call center o povo entende qualquer coisa. Nem adianta esquentar com isso! risos Nossa, Ise é um apelido bem incomum para Denise... gostei! :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Eu também gosto muito do meu! Acho que é normal, mas não tão comum quanto outros.. E acho um tanto charmoso, rs.
    Mas ao contrário do seu, ele não é internacional, então nenhum gringo que conversa comigo entende com facilidade, haha...

    Agora eu confesso que não consigo te associar ao nome Patrícia, tô acostumado a Patry ou mesmo Marion.
    Lembro que aí em São Paulo teve um momento em que vi o Pedro te chamando de Pati e super estranhei na hora, hahaha...

    ResponderExcluir
  15. Rê, acho muito bonito o seu nome. É um dos poucos que acho bonito tant na versão feminina quanto masculina.

    Ah, muita gente me chama de Pati, afinal é o apelido mais comum para o meu nome. Eu não estranho. Estranho mesmo quando me chamam de Patrícia! rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. legal, adorei seu nome rsrs
    quando queria ver essas coisas de significados de nomes procurava no site nomes.clickgratis.com.br eh bem completo la
    bj

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode