Protestos Sim, Violência e Depredação, Não!





Os dias andam conturbados em São Paulo.  Ao longo da semana a cidade enfrentou manifestações do movimento " Passe Livre" que  protesta contra o aumento de 20 centavos na passagem dos ônibus municipais.  Os protestos pararam várias vias da cidade e provocaram muitos prejuízos, pois os participantes não se contentaram em  fazer as passeatas e fechar o trânsito, por onde passaram deixaram um rastro de destruíção. A cidade foi alvo de depredações. Todos vimos cenas bem feias nas tvs e na internet. As ruas foram  palco de batalha entre a polícia e os manifestantes. Cenas que se repetiram, cada dia com mais violência, dos dois lados.  Situação saiu de qualquer controle. Os policiais parecem que perderam a calma e com isso se deixaram levar pela raiva e com isso cometeram excessos. Os manifestantes insistiam na depredação.  E parece que isso não vai parar tão cedo.

Eu não consigo apoiar uma manisfestação que faz uso de violência e depredação para defender seus ideiais. Não há causa que legitime o uso da violência. Para mim, quem faz uso da violência para protestar, não importa o motivo, já perdeu a razão.  Eu sou contra estes protestos, não concordo com o jeito que estas manifestações estão acontecendo. Além de parar a cidade, castigando assim o trabalhador que ficou mais tempo ainda preso no trânsito, os manifestantes causaram grandes danos ao patrimônio público e privado.  Um absurdo. 

Se a polícia extrapolou em suas ações, que isso seja apurado.  A polícia tem que manter a ordem púbilica, não pode deixar que uma multidão saia por aí destruíndo tudo e parando a cidade.  Claro que muitos manifestantes tinham a intenção te provocar os policiais e, infelizmente, conseguiram, provocando reações violentas. Não sei se faltou preparo para os policiais conseguirem manter o controle emocional. Mas é injusto colocar a polícia com vilã da história como muitos insistem em fazer. Sem a polícia, vai saber o que tinha acontecido! Com certeza a situação seria pior, muito pior. 

Sou contra estes protestos, pois são violentos. Acho que todo mundo tem direito de se manisfestar, desde que pacificamente, sem  provocar quebra-quebras e sem tumultuar nossa cidade que já é bem complicada na hora dos trabalhadores voltarem para casa. Protestam para atingir os governantes, mas atigem em cheio o coitado do trabalhador que mora longe e que enfrentou muito mais horas de trânsito que o habitual. 

Espero que isso pare, que os manifestantes cansem de atormentar a vida da cidade. Acho certa a decisão do prefeito de manter o valor das passagens dos ônibus,  se ele cede, vai virar refém dos manisfestantes para sempre.  Que o prefeito continue firme e não ceda aos protestos violentos. 




Comentários

  1. o q mais me incomoda é ver os políticos de fora desse conflito. finalmente o haddad resolveu conversar e ver possibilidades. um pouco tarde, mas já é um começo. ignorar e pedir pra polícia ir em cima confesso não ser uma boa estratégia. mas concordo, depredar, fazer terrorismo não é correto. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Depredação e violência andam juntos...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode