Desconectando, mas só um pouquinho!





Uma das coisas que mais gosto da novela 'O Rebu', que vai ao ar às 11 da noite na TV Globo, é a maneira fiel que é retratada a 'transmissão' da festa via internet.  A festa vai rolando e são mostrados  flashes de atualizações de status do Facebook, Instagram e afins sobre a festa. Tudo bem rápido, tudo em tempo real, como acontece hoje em dia. Tudo via celular!  

Estas cenas da novela refletem bem a nossa fixação em contar o que estamos fazendo, na hora em que tudo acontece.  Eu sou assim também, sinto uma necessidade  enorme de colocar on line o que estou fazendo. É algo  bem estranho, admito, pois dá a impressão que o que não está na Facebook, não aconteceu!  

Esta urgência toda em contar o que estou fazendo tem me incomodado. Fico  com a impressão que deixo de curtir o momento pra valer porque quero publicar fotos da hora em que eu as tirei. O meu olhar, que deveria estar nos olhos das pessoas que estão ali comigo, ficam vidrados na telinha do meu celular.  Perco o que acontece a minha volta para contar  o que estou fazendo. 

Não acho que esta prática do imediatismo seja de todo ruim, é muito legal compartilhar momentos com quem está longe, ainda mais em ocasiões especiais que quem estar longe queria fazer parte também.  Mas acho que estamos exagerando na dose.  Temos que aprender a desconectar um pouco para viver a vida com a atenção que ela merece ser vivenciada. 

No últimos meses tenho deixado o celular em casa em algumas saídas. Confesso que sinto falta, que dá aquele incômodo chatinho que estou perdendo algo.  Mas aí penso, não dá para ter tudo ao mesmo tempo, não dá para viver tudo ao mesmo tempo e meu coração acalma. 

Eu sou daquelas que estou conectada praticamente o tempo todo, seja aqui no notebook ou pelo celular.  Mas estou tentando ficar menos tempo ligada no que acontece por aí para focar no que acontece na minha vida. Quero aproveitar os momentos que compartilho com as pessoas que gosto e  também os momentos que estou apenas comigo. 

Não vou cortar a internet da minha vida, isso é algo impossível, pois eu adoro tudo que a internet me traz de bom, mas agora tento compartilhar as coisas em tempo real com moderação.  Claro que vou continuar a postar fotos aqui no blog  e no Facebook das coisas legais que eu faço. Mas pretendo curtir mais o momento legal e depois postar as fotos. Afinal, não sou jornal para ter que dar todas notícias da minha vida em primeira mão. 

Comentários

  1. eu adoro dividir o q vejo culturalmente com os outros. mas euzinha, já não. eu gosto de esquecer o celular qd estou com outras pessoas. nem sinto falta. mas qd ligo a tv fico angustiada se não posso saber o q estão falando no twitter, no facebook.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode