Oblivion




Difícil escrever sobre o filme 'Oblivion' (USA - 2013) sem  contar detalhes.  Estou aqui matutando há um tempinho para tentar blogar sem  fazer um post-spoiler.  Prometo que vou tentar. Se não conseguir, aviso quando os spoilers vão começar.

O filme se passa em 2077, quando o nosso planeta  está destruído, praticamente sem resquícios de vida.  Uma guerra contra alienígenas anquilou pessoas, países, enfim, tudo como conhecemos hoje.  A população que sobreviveu foi levada para  colônias no espaço. No meio desta devastação, encontramos Jack (Tom Cruise sempre lindo!), que está em missão para extrair os poucos recursos que restaram por aqui, que são repassados para as colônias dos sobreviventes.  Com eles está Vika (Andrea Riseborough), sua colega de missão, amiga e ficante. Ele até tenta criar um climinha mais romântico, mas Vika faz a linha durona, muito prática e menos sentimental.  Ambos não se lebram da vida que tiveram antes da Terra ser destruída, pois suas memórias foram apagadas pelo governo e os dois  aceitam isso com uma  normalidade chocante. Vika aceita mais a realidade do que Jack, que vive cheio de indagações sobre sua existência e vez ou outra tem sonhos que parecem lembranças. E estas indagações aumentam quando ele vê indícios que a realidade pode não ser o que parece. E mais não vou dizer, senão estrago o filme para quem ainda não assistiu.

    


****************************************SPOILER ALERT******************************************



A partir daqui é por sua conta e risco, tá? :)





Gostei muito do filme, a história é envolvente e as imagens são muito lindas. Uma beleza triste, é verdade, mas que enche os olhos. É uma ficção cientifíca que coloca questões inquietantes e pertinentes, como a manipulação da realidade. Como quem tem o poder pode manipular a realidade a seu favor, sem se importar em brincar com a vida das pessoas.  Isso a gente vê todos os dias, os poderosos tentando manipular a realidade, tentando transformar mentiras em verdades, tentando ocultar verdades que os prejudicam, enfim, uma situação que vemos em nosso país e no mundo. Em quem acreditar? Quem diz a verdade?  Será que alguém diz a verdade?  Não quero começar nenhuma teoria de conspiração, mas realmente não sabemos a verdade sobre muita coisa, sabemos a verdade do que acontece com a gente, em nosso cotidiano e ponto. O resto que sabemos são versões da realidade, que mudam de acordo com o interesse de quem nos conta esta verdade.   Já li por aí que a verdade tem  no mínimo 3 versões:  A minha, a sua  e o que realmente aconteceu.  No fundo, tudo é uma questão de percepção da realidade, mesmo quem não tem má fé, pode distorcer o que de fato aconteceu, simplesmente por causa da maneira que a pessoa sentiu aquele momento. Os sentimentos podem alterar a percepção da realidade, não é? Eu acho que sim e você? 



Enfim, é um filme que faz a gente ficar pensando depois de assistir.  Eu adorei e me arrependo de não ter visto nos cinemas. Este filme em tela grande deve ser empolgante. 




Nota da blogueira: Na verdade não há nenhum spoiler para valer neste post, mas as minhas considerações podem dar indícios do que acontece na história, por isso achei adequado colocar o aviso de spoiler.


Comentários

  1. gostei do alerta, tb fiquei cheia de questionamentos qdo assisti

    ResponderExcluir
  2. ah, eu falei desse filme tb. que lindo poster que escolheu. tb me arrependo de não ter visto nos cinemas. volte e meia revejo trechos. faz pensar muito realmente. http://mataharie007.blogspot.com.br/2014/03/oblivion.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode