Sacolas Banidas



Quando eu vou ao supermercado com a minha sacola do Adote Um Gatinho me acho superchique. Ela é linda, além de ser ecologicamente correta. Com ela consigo carregar tranquilamente as minhas compras do supermercado,  pois ela é grande. Mas o que é uma das vantagens, acaba sendo um grande defeito. Por ser grande, é impossível levá-la na bolsa. E isso acontece com todas as eco-bags que são vendidas por aqui. Sacolas nada compactas, feitas com material grosso que impossibilita que sejam dobradas em tamanhos pequenos e colocadas dentro de uma bolsa normal. Isso vai passar a ser um problema ano que vem, quando a lei que proibe as sacolinhas de plástico entrar em vigor aqui na cidade de São Paulo. Como fazer quando a gente tiver que dar uma passada  não programada no supermercado? Como carregar as compras? Seremos obrigados a comprar uma eco-bag cada vez que fizermos uma visita inesperada ao supermercado? Desta maneira ficaremos como uma coleção e tanto de bolsas de compras. A vida dos clientes dos supermercados, ou seja, de todo mundo, deve ficar mais atribulada se não se disseminar por aqui as bolsas de compras mais compactas.   
Deviam começar  fabricar aqui as bolsas de compras como as que existem na Alemanha. São bolsas parecidas a esta aqui :


Eu tenho algumas aqui em casa, que o Wally recebeu  de brinde durante as viagens de trabalho que ele fez por terras alemãs. São muito práticas. Sempre as usamos quando vamos fazer pequenas compras.  Mas eu nunca tive o hábito de deixar uma na minha bolsa, só usava alguma das minhas sacolas quando saía de casa para ir ao supermercado.  Nas idas inesperadas, quando eu já estava rua, usava as amaldiçoadas sacolinhas de plástico. E sem neuras, afinal, eu sempre as reutilizo. Mas agora, como a proibição já foi anunciada, resolvi começar a me adaptar a nova realidade. Agora a minha sacola vermelha está morando na minha bolsa. Na segunda-feira ela já foi muito útil e serviu para eu carregar as comprinhas que eu fiz na volta do trabalho. 
Sinceramente eu acho a proibição das sacolinhas plásticas equivocada. Adianta proibir as sacolinhas sem educar a população? Falam da lei como se ela fosse resolver todo o problema de lixo do país. Não, não vai. E a proibição não vai aumentar a consciência das pessoas sobre a importância da reciclagem do lixo. Há que se fazer campanhas educativas e facilitar o recolhimento do lixo reciclável. Eu tenho sorte, pois há coleta seletiva no meu prédio, então só tenho trabalho de lavar e separar o lixo reciclável, que nem dá tanto trabalho assim. E separar o lixo reciclável  já virou um hábito para mim.  Mas para grande parte dos moradores da cidade não é tão fácil assim.  Assim, a dificuldade para descartar o lixo reciclável acaba prejudicando o crescimento da consciência ecológica na população. Por isso acho que seria muito mais útil a prefeitura se empenhar em educar a população e em aumentar a coleta seletiva do que proibir as sacolinhas. Aliás, acho que no fim das contas, esta probição da sacolinhas está se espalhando pelas cidades do país mais por moda do que por consciência ecológica. Já que pega bem para os governos proíbirem a circulação das sacolas de plástica, todos vão no embalo.  Uma pena. 


 

Comentários

  1. as minhas ecobags são facílimas de levar na bolsa. não entendo pq a maioria é dura e não é prática. tenho uma linda e mais dura q ganhei com pontos na cobasi, mas essa só uso pra levar livros e outros objetos, não alimentos q estragam. as moles e firmes q tenho são de lona e super práticas. o q tenho lido é q se esquecermos a eco bag vamos ter q pagar pelas sacolinhas. eu compro embalagem pra lixo faz tempo pq as de supermercado volte e meia deixavam a areia da sarah escapar. só uso para o banheiro. concordo q as pessoas abusavam com as sacolinhas, tinham coleção em casa. e hj eu tenho menos sacolas e uso com mais parcimônia. mas me incomodo eu q sempre usei eco bag ter q pagar nas poucas vezes q esqueço. eu devia ter um bonus. eu tenho uma do walmart q é bem molinha e fácil de carregar. minha irmã tem uma q fica menor q uma caixa de óculos e minha mãe uma q fica quase uma carteira. a da minha mãe se compra nessas lojas de objetos japoneses, vou perguntar onde minha irmã comprou a dela. eu acho q a sacolinha virou a desculpa de estou fazendo algo em vez de fazerem uma campanha e conscientização geral. não só da moda. veja se vc tem os pontos e troca por uma na cobasi. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Oi marion
    Parabens pela iniciativa, se todos fizessmos isso seria otimo.
    Uma solução para sua eco-bag:? na Liberdade eu comprei umas sacolas bolsa com cara de fruta, pois é são pequenas e tem formatos de frutas e quando vc abre viram sacolas grandes, tb tinha uma que parecia uma carteira, ai cabe na bolsa certinho.
    Comprei numa galeira bem do lado da estação Liberdade
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho duas ecobags na bolsa, que são até grandinhas e na maioria das vezes resolvem o problema. Mas no supermercado sempre compro muita coisa volumosa, aí não dá. Sempre prefiro levar a compra em caixas, é mais prático (além de eliminar as sacolinhas) mas nem sempre tem disponível lá.
    Mas eu tbm tenho uma ecobag linda com uma foto minha e do Gabriel (bregaaa hehehe) que não cabe na bolsa, acaba ficando em casa guardada.
    E tbm acho que proibir as sacolas sem um trabalho de conscientização não adianta, tem que ser feito em conjunto. Espero que o governo não ache que fez a parte dele com essa proibição e acabe parando por aí.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Sacolinhas são uma praga, fato. Achei ótimo acabarem com elas. Vai complicar um pouco na hora das compras inesperadas, como vc comentou. Mas acho que a partir de agora, vão começar a produzir ecobags menores e mais práticas, pq todo mundo vai ter que usar.
    Tenho uma dessa de fruta que o Gammelo citou. É uma belezinha. =)
    Uma coisa que eu acho errada nessa questão da preservação do planeta é que culpam o consumidor por tudo. Mas e as empresas? São todas super ecológicas e auto-sustentáveis, né? Ah tá ¬¬
    Elas precisam entrar nessa onda. Só o nosso trabalho não vai resolver o problema.

    ResponderExcluir
  5. Achei uma sacola bacana que pode ser dobrada e carregada na bolsa da Natura. Achei bem legal, primeiro porque o dinheiro pago pela sacola é totalmente revertido para projetos educacionais. Outro fato é que ela é linda! Fechada dá para carregar na bolsa tranquilamente. Vou postar uma foto dela para você.
    Concordo com tudo o que você escreveu, este projeto não vai resolver o problema... Bjs

    ResponderExcluir
  6. amiga, comprei hj a ração da royal cannin e veio uma sacola q vira uma scola pequena pra caber na bolsa e tem gatinhos silk screen. linda e prática. aqui tem uma foto feia http://www.royalcanin.com.br/alimentos-para-gatos/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode