A Voz do Brasil




Hoje fui tomar banho e na hora de ligar o rádio fiquei desanimada. Já passava das 7 da noite  eu me lembrei da recente decisão do Supremo Tribunal Federal que reestabelecia a veiculação obrigatória da "Voz do Brasil" às 19 horas. Mas para a minha surpresa liguei o rádio e tocava uma música da Sade. A Alpha FM  ainda não está acatando a decisão, ao contrário da  Kiss FM. Gostei, claro, pois pude tomar meu banho escutando música como sempre. Ao mesmo tempo fiquei encafifada, por quê algumas rádios estão acatando a determinação do Supremo e outras não? Provavelmente devem estar amparadas por alguma liminar na justiça, mas isso não faz diferença para mim. O fato de haver emissoras não transmitindo a "Voz do Brasil" às 19 horas é um bom sinal. As rádios vão continuar lutando contra este símbolo da ditadura que continua inexplicavelmente vivo no nosso Brasil de tempos democráticos.
Não faz sentido algum o governo manter um programa  para transmitir as notícias oficiais do governo em rede nacional de rádio. É uma afronta à imprensa livre. O governo possui várias emissoras de rádio, isso já é  mais do que suficiente para veicular todo conteúdo que o governo federal deseja divulgar para a população. Parar com todas as transmissões de rádio do país por uma hora, todos os dias, é um abuso de poder inaceitável. 
Há alguns anos as rádios conseguiram, através de liminar na justiça, o poder de escolher a hora da transmissão. A Alpha FM, por exemplo, transmite o programa às 23 horas. Se a recente decisão do Supremo vingar, o ouvinte não  terá opção. Se não quiser ouvir o noticiário oficial do governo terá que desligar o rádio. 
A real voz do Brasil é propagada hoje em dia pelos jornais, revistas, rádio, internet e televisão. Não precisamos mais do governo nos dizer o que acontece em nosso país. Não adianta o governo tentar nos impor a sua verdade dos fatos.  Claro que o país do noticiário oficial é bem mais bacana que o país retratado pelos veículos da imprensa. Mas já passou o tempo em que o governo conseguia iludir seu povo. Felizmente vivemos em uma época que o acesso à informação é bem amplo, de difícil controle.  Espero que nossos legisladores percebam que não há mais lugar para este programa. A "Voz do Brasil" já está com a validade vencida há muito tempo.  Espero poder presenciar o dia em que nunca mais as emissoras de rádio tenham que abrir mão de sua programação para veicular as notícias oficiais do Brasil. 

 

Comentários

  1. Eu nunca consegui nem prestar atenção na Voz do Brasil. Nunca vi sentido. Quem quer se informar vai procurar o diário oficial ou qualquer coisa do tipo - obrigar a veiculação na rádio não significa que todos vão ouvir e tomar conhecimento das notícias, sejam elas quais forem, porque apesar da veiculação ser obrigatória, ainda é opcional ligar o rádio.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. kkkk é estranho porque eu adoro a hora do Brasil. quando eue stava indo para faculdade a gente sempre ouvia uns trechos, ou então eu colocava no radinho no ouvido.
    Mesmo sabendo que isso ainda é resquicio da ditadura, acho legal ter um resumo do que acontece, agora seculos que nao escuto mais, embrao aidna acesso os sites do congresso pra saber o que rola por lá.
    Bjo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode