Exposição em Alcatraz




A visita à Alcatraz teve um atrativo extra, uma exposição de arte do artista chinês Ai Weiwei, @LARGE, que ficará lá até abril do ano que vem.  A exposição está espalhada pela ilha, eu vi não vi tudo, vi umas 4 intervenções artistícas por lá.  A que mais me impressionou foi a instalação do dragão. Todo feito de papel e muito colorido. Beleza encantadora. Impossível enquadrá-lo numa foto só. 












Em volta do dragão havia umas corujas. Eu acho que eram corujas. 












Esta exposição foi criada especialmente para Alcatraz.  O tema da exposição é a liberdade, mas precisamente a luta pela liberdade. No site da exposição há explicação sobre o significado de tudo.  Eu não sou muito boa para entender arte. 







Nas fotos não dá para ver direito, mas são flores de porcelana que o artista colocou neste banheiro que faz parte da enfermaria da prisão. As flores são bem delicadas, contrastando muito com o lugar. Não entendi a mensagem, semiótica nunca foi o meu forte. 






Aqui são retratos de presos políticos de todo mundo. Na sala onde estão os retratos há um livro falando de cada pessoa que aparece nesta obra.  Tudo feita com peça de Lego. Gostei muito do resultado. Interessante ver Lego associado com algo tão sério. Geralmente quando a gente pensa em Lego, pensa só em diversão, alegria e não em questões tão sérias como pessoas que são presas por lutar pelos direitos humanos e pela liberdade de expressão. 


E assim terminou minha visita à ilha de Alcatraz.   

Comentários

  1. Gostei dos negócios de Lego, rsrsrs
    Me parece meio "direitos humanos" demais falar sobre liberdade numa prisão, que é um lugar onde pessoas vão quando infringem leis e tem que ser punidas. Se a punição poderia ser diferente é outra história; ali é lugar de gente perigosa, que perde sua liberdade para que gente de bem não perca a dela.
    Talvez o conceito dessa exposição seja diferente, não sei, mas essa foi a impressão que me passou :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Re, concordo com você. Mas é o que está escrito no site oficial da expo. Eu tive que ir lá ler para saber qual era o assunto da exposição. Beijos

      Excluir
  2. muito bonito o dragão realmente. beijos, pedrita

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode