Máquina do Tempo




Sábado fiquei com a sensação de ter entrado em uma máquina do tempo. Fomos passear no "Estação Ciência"  para visitar a exposição "Castelos e Cavaleiros" feita pela equipe do "HistoriArte". Ficamos sabendo da exposição através do contato que um dos organizadores fez com o Wally, através do blog  "Camelot Or What". Ele gostou do conteúdo do blog e convidou Wally para visitar a exposição. Se não fosse este contato, com certeza nem saberíamos da exposição. A divulgação deve ter sido bem pequena, porque eu realmente não tinha ouvido/lido nada a respeito. Isto é uma prova de como um blog pode aproximar pessoas com interesses em comum. E acaba sendo um reconhecimento para o blog do Wally, indicando que ele tem feito um blog de qualidade sobre Rei Arthur e sua época. 




O passeio foi legal também para eu redescobrir o "Estação Ciência". Eu tinha ido lá quando ainda estava no colegial, excursão com a escola. Lembro que havia gostado muito, mas depois desta vez nunca mais voltei lá. É um espaço mantido pela USP e que tem como objetivo difundir os conhecimentos da ciência e história. Tudo pensando em ensinar divertindo. E eles conseguem.  Passamos um tempão entretidos com atividades propostas espalhadas pelo espaço. Há até um simulador de terremotos!  Realmente tem muita coisa legal lá e a gente nem vê o tempo passar. E o melhor de tudo, é um passeio barato! A entrada é somente R$ 4,00.   Marcelo e Nayara foram conosco e também se divertiram muito. 



O primeiro item que encontramos da exposição "Castelos e Cavaleiros" foi uma maquete de um castelo medieval. Grande e bem detalhada. A maquete ilustra uma batalha, que ficou com jeito de cena de filme. Adorei! 



A exposição fica no segundo andar do "Estação Ciência" e vai até o dia 24 de julho. Há várias reproduções de peças da época e muitas maquetes, para ilustrar como era a vida em um castelo e os aspectos gerais da vida medieval. As maquetes são lindas. A minha preferida foi a que representa um torneio de cavaleiros. 



É uma exposição interativa, onde a gente pode experimentar algumas sensações da época. Como, por exemplo, saber como é ficar preso assim! Claro que lá é tudo feito para não machucar o visitante, mas mesmo assim é bem incômodo ficar com a cabeça presa desta maneira. Antigamente os fora da lei sofriam bastante. Imaginem ficar por horas, ou até dias, assim?  







Achei engraçado bancar a prisioneira, mas gostei mesmo foi de brincar de rainha.  Lá há adereços  de época que os visitantes pode usar. Há também os tronos da rainha e do rei. O cenário ficou bem bonito, dando a sensação que estávamos em um castelo. Os meninos se vestiram com as roupas de cavaleiro e nós ficamos com jeito de rainha com a ajuda da enorme capa vermelha e das coroas e efeites que usamos.  Foi a primeira vez que vesti algo assim. Adorei, fiquei com vontade de experimentar uma vestimenta completa. Quem teve esta chance foi Wally e Marcelo, que usaram parte de uma réplica de armadura.  No dia em que fomos, esta atividade não estava prevista na agenda da exposição, mas como o Wally foi convidado pelo organizador do evento, abriram uma exceção eles puderam experimentar a vestimenta. 



Eu já suspeitava que estas roupas eram pesadas e pude comprovar que são mesmo. E olhe que esta da foto é apenas uma réplica, feita como material bem mais leve que o original. Os cavaleiros não tinha uma vida muito fácil não.  Eu experimentei apenas as luvas, que são lindas, pesadas e quentes. E não muito práticas para se usar. Deve ser necessário treino para aprender a empunhar uma espada usando luvas como estas. 


Quem ficou com vontade de ir apreciar a exposição é só clicar AQUI e ver todos os detalhes.  Para saber mais da nossa aventura no Estação Ciência, dê uma passadinha no blog do Wally. Ele contou tudo neste post :





Realmente foi uma manhã de sábado bem diferente e muito divertida!



Comentários

  1. Inesquecível! Realmente o Wally merecia vivenciar o q estuda tanto. adorei! minha irmã já foi na estação ciência e igualmente elogiou muito, preciso ir um dia. realmente brincar de rainha deve ser mais legal. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Oi Marion
    eu conheci a estação ciência na faculdade, fomos numa visita lá, eu adorei, eo legal é que pra qm não tem carro ela fica do lado da estação do Trem/metrô (eu nunca sei qual é qual).
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Pedrita, a exposição dos cavaleiros vai até o dia 24 de julho. Tem que ir esta semana ! O passeio foi mesmo muito legal.

    Gammelo, pra mim é beeeeeeeeeem longe. Mas é um passeio que vale a pena atravessar a cidade!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Que legal. Adorei as fotos! Acho que essa exposição está precisando de uma assessoria de imprensa... hehehee... Bjs,

    Mari

    ResponderExcluir
  5. Mari, pois é! Ofereça seus préstimos! :)


    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Agradecemos muito a divulgação da nossa exposição em seus blogs. Foi uma luta de 4 anos para que esta exposição saísse, fizemos uma pesquisa rigorosa para as armaduras, dioramas e inventos expostos até mesmo as peças infantis são de cunho histórico e apesar de termos tido apoio de um patrocinador, boa parte foi bancada do bolso dos membros da HistoriArte. Para divulgação contamos com o apoio da Própria Estação Ciência e seu Diretor Helio Dias e também da Reitoria da USP. Saímos na revista Pais e Filhos, Veja, em alguns sites e blogs e tivemos a cobertura de 4 redes de TV. Em um mês de evento tivemos 30 mil pessoas em nossa exposição mas realmente precisamos de uma assessoria de imprensa. Mesmo pq, pretendemos levar esta exposição para outras cidades.
    Um grande abraço
    Rodrigo Capozzi

    ResponderExcluir
  7. Rodrigo, espero que os posts ajudem mesmo a divulgar o trabaho de vocês! Vocês merecem todo o apoio. Adorei a exposição e o trabalho de vocês. Parabéns! Sobre a assessoria de imprensa, vou passar o seu contato para as minhas amigas que trabalham com isso. Pode confiar no trabalho delas. :)

    Beijos e obrigada pela visita! ;)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode