Quarentena Dia 390 - Conexão

 


E cheguei naquele momento de economizar na leitura por não querer que o livro acabe. Estou no oitavo e último livro da saga da Anne de Green Gables, a famosa Anne With An E do seriado da Netflix. Ganhei a coleção em meu último aniversário em outubro, foram 7 livros do Wally e este último do Claudio.  Acho que nunca li tão rápido na minha vida. Achei que estes  livros me acompanhariam até o meu próximo aniversário, mas o ritmo de leitura fluiu como nunca e faltam menos de 100 páginas para eu terminar o último livro. 

Eu tinha um certo receio com este livro, pois a protagonista não é mais a Anne e sim a sua filha caçula, a Rilla. Por Anne aparecer bem pouco neste volume, achei que não me conectaria tanto com o livro, mas a história me surpreendeu. A Rilla é uma personagem apaixonante e única, como a mãe dela. Além disso, a história do livro se conecta com o que vivemos atualmente,  momentos de muita de tristeza e incertezas. 

A história está na década de 1910 e as personagens  presenciam o início da Primeira Guerra Mundial em 1914. Rapazes da família da Anne e da cidade vão para a guerra. Rilla relata toda a angústia daquela situação, onde a notícia de morte os rodeiam e a incerteza do reestabelecimento da vida normal os atormenta cotidianamente. 

Eu leio os relatos delas e suas angústias e sinto como se fossem as minhas na pandemia. Rilla e todos que convivem com ela tentam resistir à tristeza e ao desânimo da situação para continuarem firmes e aguardarem os rapazes voltarem. Ao mesmo tempo, ajudam como podem, colaborando com a Cruz Vermelha. 

O desânimo logicamente aparece em muitos momentos, mas eles tentam escapar deles, tentam continuar a vida do jeito que dá. Afinal, não há tristeza que faça o mundo parar para que a gente possa sofrer em paz, né? 

Esta coincidência de épocas difíceis no livro e na vida real, faz que a história seja reconfortante para mim. Me identifico com muitos sentimentos ali narrados e a força das personagens tem me dado ânimo para encarar a nossa tragédia atual.  Como é um fato histórico, tiro ânimo pensando que a guerra, que parecia interminável, terminou. E isso vai acontecer com a gente também, mais cedo ou mais tarde, a pandemia vai passar. 

Cada dia que passamos nesta situação é um dia a menos para que tudo isso termine. 


Comentários

  1. eu tb acabo economizando qd não quero q o livro acabe. que capa linda. se cuide. beijos, pedrita

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode