Quarentena Dia 67 - Contágio




Sexta à noite assisti ao filme 'Contágio' dirigido por Steven Soderbergh e foi como se eu estivesse assistindo a um documentário sobre os tempos atuais tamanha a similaridade do que se passa no filme com a pandemia que vivenciamos agora. O filme é praticamente uma premonição, pois foi lançado em 2011. 

Eu não havia assistido ao filme ainda e ter assistido pela primeira vez agora foi quase como se eu estivesse em uma sessão de cinema 4D, tamanho o impacto que o filme teve em mim. Tudo foi muito real para mim e senti intensamente as emoções pelas quais as personagens do filme passavam. 

Eu acho que todo mundo deveria assistir pois, além da incrível semelhança com a nossa realidade, o filme é uma aula sobre contágio. Mostra como é fácil o vírus se espalhar em um ambiente com várias pessoas. Como as pessoas só vão perceber que estão contaminadas quando os sintomas aparecem e isso pode ser tarde demais. Por isso, todo cuidado é pouco. 

Só há uma grande diferença entre o filme e a nossa realidade: a velocidade de transmissão.  No filme o vírus tem uma taxa de transmissão muito mais alta que a do COVID-19. Ainda bem que este detalhe é bem diferente, pois se fosse igual, nós aqui no Brasil já nem existiríamos mais. Com o desgoverno federal e as pessoas que não respeitam o isolamento, em 15 dias os brasileiros já teriam sido varridos do planeta.  

A história se passa em vários cenários, acompanhamos  os cidadãos comuns sofrendo com a doença, os médicos e cientistas empenhados no combate do novo vírus e os governos tentando saber qual a melhor ação a tomar diante da grande disseminação de contaminados pelo mundo. E tem até a turma das fake news, parte que se parece muito com o que vemos por aqui no país. 

Eu assisti ao filme pelo HBO GO. Vale a pena! 




Comentários

  1. fui ler o meu texto sobre o filme e parecia q eu estava lendo uma matéria atual do jornal. chocada. nem lembrava q falava até mesmo da vacina primeiro pra países mais ricos. https://mataharie007.blogspot.com/2012/12/contagio.html
    falei tb novamente de x men no meu blog. vi mais um. beijos, pedrita

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode