Quarentena Dia 362 - Mentiras Perigosas

 



Além da pandemia  de COVID-19, estamos passando por uma pandemia de notícias falsas. É impressionante a quantidade de fake news que me deparo pela internet. As pessoas realmente acreditam no que mais lhe convém, pois é tão fácil checar se a informação é verdade ou não. Com uma ferramenta de busca na internet, em uns três cliques você já encontra a confirmação ou não de uma notícia. É rápido e simples. Mas as pessoas preferem confiar em qualquer coisa que chega pelo zap e vão repassando. Isso é muito perigoso, ainda mais quando envolve questões como remédios, vacinas e uma doença tão perversa como a COVID-19. 

Estas notícias falsas podem matar, induzindo pessoas a seguirem tratamento ineficazes. Não sei realmente o que se passa na cabeça de alguém que propaga este tipo de coisa. Só pode ser fanatismo pelo despreparado do presidente. 

Quando eu me deparo com noticias assim, eu denuncio o site que publicou, o perfil que compartilhou nas redes sociais. É o mínimo que cada um de nós pode fazer. É uma luta inglória o combate às fake news, mas é altamente necessária, ainda mais neste contexto que estas informações falsas podem provocar a morte de muita gente. 

Recebeu algo pelo zap ou viu na timeline e achou estranho?  Pesquise e descubra se é falso ou não. Se for, denuncie. Um trabalho de formiguinha. Acho que deviam ensinar isso nas escolas, ensinar aos alunos a terem uma leitura crítica de tudo que recebem, que sejam ensinados a distinguir o que é notícia falsa e o que é notícia confiável. Isso tem que parar e só as novas gerações conseguirão isso. Os adultos de hoje  são  praticamente casos perdidos. 

E antes de terminar o post, sabe o que vai salvar a gente da pandemia?  A vacina! Nada mais. Enquanto não tivermos doses suficientes para vacinação em larga escala, temos que usar máscaras, ficar em casa o máximo possível, evitar contato social e  aglomerações. 

Se cada um fizer a sua parte, esta tragédia vai passar mais rápido. 


Atualização em 16/03. 

Por sugestão da Paula, aqui vão links de site de checagem de informação e assim conferir se a notícia é real ou é fake news:

https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/

https://g1.globo.com/fato-ou-fake/

https://www.boatos.org/




Comentários

  1. eu tb me assusto. e as pessoas repetem sem a menor cerimônia. ou pq são enganadas, ou por crime mesmo. tem um filósofo que diz que temos que tomar muito cuidado com a informação que diz o que queremos ouvir, pq pela emoção, podemos acreditar em notícia falsa e pior, compartilha la. eu denuncio mas o facebook tem direto dito que não é mentira o que é. qd respondi uma pesquisa eu disse que era muito absurdo que continuassem ignorando e não retirando notícias falsas, pra dizer o mínimo, pq acho criminoso propagar notícias falsas. teve uma época que ensinavam nas escolas, mas precisam ser escolas com alunos equipados. aqueles que tem dificuldade com internet, pessoas em situação de vulnerabilidade, não poderão aprender adequadamente, infelizmente. sim, sem vacina, só o isolamento mesmo. se sair usar todos os protocolos, mas além da vacina, eficaz mesmo, só o isolamento. quem pode, que faça. se cuidem. beijos, pedrita

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode