Quarentena Dia 375 - A Música

 



Músicas podem traduzir com perfeição como  nos sentimos ou o momento que vivemos. Sempre foi assim comigo desde que me entendo por gente. Estes dias, uma música que sempre escuto, mostrou-se a tradução perfeita para o momento presente. Estamos há um ano presos na pandemia e sem perspectiva de sairmos dela. Semana passada,  tocou 'Message In A Bottle' do Police pela enésima vez no meu Spotífy e a letra bateu diferente em mim. 

Esta música eu conheço muito bem pois já a cantei em dois repertórios distintos com o QEQS. Assim, a cantei incontáveis vezes durante os ensaios e sei a letra de cor até hoje. A letra é melancólica, pois fala de solidão. Mas agora a letra mostrou-se para mim ideal para descrever o que estamos passando com a pandemia. 

Na letra, um náufrago canta que está sozinho em uma ilha e solta no mar uma garrafa com uma mensagem de socorro dentro. Um ano se passa e ele ainda está aguardando pelo resgate. Somente a esperança o mantém firme. Um dia ele descobre que ele não é o único nesta situação, que  há bilhões de pessoas vivenciando a mesma angústia. 

E assim que estamos nós ainda no Brasil e em alguns países. Há lugares que a vida já começou a voltar ao normal após períodos de lockdowns severos e vacinação em larga escala. Na Austrália até shows de rock estão acontecendo!  Mas aqui continuamos encalhados na mesma situação, cada um solitário em sua jornada pela pandemia. 

Cada pessoa vivencia de modo único este período tão difícil. Cada um tem suas dificuldades cotidianas e emocionais para sobreviver nestes dias tão duros. Cada um tenta ficar bem como pode, se esforça ao seu jeito para aguentar o tranco deste período tão longo de restrições. É impossível não fraquejar vez ou outra e pensar que nada vai dar certo. Faz parte do processo de sobrevivência. Mas a esperança nos faz persistir. 

A cada pessoa que sei que foi vacinada, conhecida ou não, a minha esperança ganha um pouco de força. A vacina é a nossa porta de saída do caos em que estamos agora. A vacina me faz acreditar que tudo isso vai passar, mesmo com as notícias frequentes de aglomerações por todo o país. 

Para quem tiver curiosidade, a letra da música, com a tradução, está aqui: https://www.letras.mus.br/the-police/31176/traducao.html



Comentários

  1. eu tenho música como algo trabalhado, estudado, milimetrado. mas a música pra entreter, realmente essa vem pra trazer palavras. é um momento muito difícil mesmo. se cuida. beijos, pedrita

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode