Quarentena Dia 424 - Tamanha Tristeza

 


Desde o ano passado a sombra da morte cobre a todos nós. A morte tem nos rodeado sem trégua, algumas vezes à distância. Outras bem de perto. Impossível não me sentir atingida por tanta tristeza. São dias que é quase impossível ser feliz, pois toda e qualquer alegria trará consigo a melancolia dos tempos que vivemos. Não há como  nos isolar da tristeza. Por isso é importante nos blindarmos emocionalmente. Sentir a tristeza sim, mas não deixar que ela nos domine, pois a vida, apesar de tudo, não parou. Temos que seguir em frente, pois uma hora esta sombra vai nos deixar e poderemos retomar a vida. 

A noticia da morte é sempre dura, mesmo quando já esperamos que ela venha, como foi o caso no prefeito aqui de São Paulo, Bruno Covas, que faleceu hoje. Triste demais alguém jovem perder a vida. E quantos jovens estão sendo levados pela COVID?  Jovens que viraram estatística, mas que são perdas duras e reais para os seus entes queridos. É muita tristeza diariamente. Quem não se compadece de tamanha tragédia não pode ser chamado de ser humano. Quem diminui a tragédia da pandemia, despreza tamanha dor que esta doença tem provocado desde 2020 aqui e em todo mundo. 

Há uma chama forte de esperança que tudo isso vai realmente passar. Há países, como Estados Unidos, onde a vacinação já freou a contaminação e as pessoas vacinadas já podem circular sem máscaras pelas cidades. A imagem dos jornalistas brasileiros que trabalham nos Estados Unidos tirando a máscara durante as reportagens me emocionou. Um dia este momento chegará até aqui. Mas ainda temos um longo caminho para percorrer.

O jeito é persistir e lidar com a tristeza sem fim, tentando não ser soterrada por ela. Todos nós estamos abalados, não é fácil para ninguém. Por isso temos que ter cuidado em nossas relações próximas. Não podemos despejar todas as nossas frustrações e neuras nos outros. Temos que filtrar, saber o momento de desabafar e o momento de guardar. O outro também sofre e precisa de um respiro. 

Enfim, cada um de nós precisa ter seus momentos de paz, por isso, fique atento para não destroçar o momento de paz de alguém apenas por não conseguir lidar com suas neuras sozinho. Faça a gentileza de perguntar antes se a pessoa está disponível. Se não estiver, não guarde mágoa, ela também é frágil como você e precisa de um tempo. Todos estamos frágeis e não precisamos de problemas além do que a pandemia já nos traz. 

Fiquem bem! Uma hora isso tudo vai passar! 

Comentários

  1. foi um dia muito triste. muito difícil. e pensar que muitos podiam já estar vacinados e protegidos. se cuide. beijos, pedrita

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode